
Iniciam nesta segunda-feira, 6 de maio, as inscrições para o Programa Mais Médicos, com 183 vagas e cadastro de reserva destinados ao estado do Ceará. O edital, de abrangência nacional, oferece ao todo 3.174 vagas e contempla mais de 150 municípios cearenses, divididas entre equipes de Saúde da Família e de Saúde Indígena.
No Sertão Central, uma das regiões prioritárias no plano de interiorização do programa, 19 vagas efetivas foram distribuídas entre 9 municípios, com destaque para Quixeramobim (4 vagas), Banabuiú e Pedra Branca (3 vagas cada). Os demais municípios com vagas são:
-
Canindé (2 vagas)
-
Ibaretama (2 vagas)
-
Senador Pompeu (2 vagas)
-
Choró, Madalena e Quixadá (1 vaga cada)
Além das vagas diretas, o edital também contempla municípios do Sertão Central com cadastro de reserva, o que garante prioridade para futuras convocações em caso de desistências ou ampliações do programa. Estão nessa lista:
-
Boa Viagem
-
Ibicuitinga
-
Itatira
-
Milhã
-
Solonópole
Inscrições e benefícios
As inscrições seguem até a próxima quinta-feira, 8 de maio, e devem ser feitas por meio do Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP), disponível no portal oficial do Ministério da Saúde.
Os profissionais selecionados contarão com bolsa formação, auxílio para custeio de moradia e alimentação, além de ajuda de custo para deslocamento. A permanência no programa pode ser de até 48 meses, sem vínculo empregatício, o que permite maior flexibilidade e continuidade dos serviços.
Quem pode participar?
-
Médicos com diploma revalidado no Brasil e com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM);
-
Médicos brasileiros formados no exterior;
-
Médicos estrangeiros com habilitação para atuar fora do Brasil.
A nova rodada do Mais Médicos visa fortalecer a atenção básica em regiões com maior vulnerabilidade social e dificuldades de provimento de profissionais da saúde.
Portal de Notícias CE – Comprometido em informar com precisão e credibilidade.