A inflação oficial do país avançou 0,56% em março, com forte influência da alta nos preços dos alimentos. Os dados, divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que produtos como ovo e café foram os principais responsáveis pelo aumento no custo de vida dos brasileiros.
O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), utilizado como referência pelo governo para medir a inflação, registrou sua maior alta para o mês de março desde 2023, quando havia subido 0,71%. A alimentação no domicílio foi o grande destaque de alta, refletindo aumentos expressivos nos preços de itens essenciais da cesta básica.
Apesar do avanço, o índice representa uma desaceleração frente a fevereiro, quando a inflação foi de 1,31%. No acumulado do ano, o IPCA soma alta de 2,04%. Já nos últimos 12 meses, o índice chega a 5,48%, superando o teto da meta definida pelo Banco Central, que é de 4,5%.
O resultado veio exatamente dentro das expectativas do mercado financeiro, que já projetava uma alta de 0,56% para o mês. Ainda assim, o cenário inflacionário segue como preocupação, principalmente pelo impacto direto no orçamento das famílias de renda mais baixa, que sentem com mais intensidade os efeitos do aumento nos alimentos.
Com o índice acima do limite da meta, cresce a expectativa em torno das próximas decisões do Comitê de Política Monetária (Copom), que poderá rever sua estratégia em relação à taxa básica de juros, a Selic.
Portal de Notícias CE – Comprometido em informar com precisão e credibilidade.