
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em pelo menos 34 municípios cearenses nas últimas 24 horas, até as 18h desta terça-feira (06). Os dados, atualizados no fim da tarde, indicam que os maiores volumes foram observados em localidades do Cariri e do Centro-Sul do estado.
Destaque para o município de Aurora, que liderou o ranking com 33 milímetros no posto Soledade e mais 28,2 mm no Sítio Tipi. Em seguida aparecem Lavras da Mangabeira, com 26 mm no posto Arrojado e 24,8 mm em Quitaiús. Já em Fortaleza, o posto de Messejana registrou 21,6 mm. Veja os 10 maiores acumulados:
-
Aurora (Posto: Soledade): 33 mm
-
Aurora (Posto: Sítio Tipi): 28,2 mm
-
Lavras da Mangabeira (Posto: Arrojado): 26 mm
-
Lavras da Mangabeira (Posto: Quitaiús): 24,8 mm
-
Fortaleza (Posto: Messejana): 21,6 mm
-
Farias Brito (Posto: Farias Brito): 21,4 mm
-
Barro (Posto: Cuncas): 20,2 mm
-
Aurora (Posto: Aurora): 19,4 mm
-
Cedro (Posto: Ematerce): 19,2 mm
-
Caucaia (Posto: Caucaia): 18 mm
Previsão: estabilidade com pontos isolados de chuva
De acordo com imagens do satélite GOES-19 captadas às 16h20 desta terça, há nebulosidade associada a chuvas sobre o Litoral Norte do Ceará e no oceano Atlântico próximo à faixa litorânea cearense. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), embora posicionada mais ao norte do Nordeste, ainda influencia as condições climáticas.
A Funceme prevê, para o restante desta terça-feira (06), predomínio de estabilidade atmosférica no estado, com exceção para o Litoral Norte e o Cariri, onde há expectativa de chuvas isoladas e de fraca intensidade.
Na madrugada e manhã desta quarta-feira (07), os meteorologistas chamam atenção para o Cariri, o sul do Sertão Central e Inhamuns, bem como toda a faixa litorânea, que devem registrar chuvas com intensidade variando de moderada a forte em pontos localizados. O aumento na nebulosidade é atribuído à atuação de um cavado – área de baixa pressão atmosférica – sobre o oceano, próximo aos estados da Bahia e Sergipe, além da aproximação de áreas de instabilidade atlânticas.
Para a quinta-feira (08), o cenário é de poucas chuvas: estão previstas apenas precipitações fracas e passageiras na faixa litorânea, concentradas entre a madrugada e manhã. Ao longo do dia, o tempo firme deve predominar, com céu entre parcialmente nublado e claro.
Calor predomina nas tardes
Apesar das chuvas, o calor segue presente. As temperaturas máximas devem oscilar entre 34°C e 36°C, especialmente nas regiões do Cariri, Jaguaribana e Sertão Central e Inhamuns, tanto nesta terça quanto na quinta-feira.
Fortaleza e Região Metropolitana
Na capital cearense e em sua Região Metropolitana, o tempo também deverá variar. Nesta terça, predomina o céu parcialmente nublado a limpo. Na quarta-feira (07), no entanto, há previsão de chuva entre a madrugada e manhã, podendo atingir intensidade moderada a forte em pontos isolados. Já na quinta (08), esperam-se chuvas fracas e pontuais nas primeiras horas do dia, com céu aberto nos demais períodos.
Entenda os termos meteorológicos:
-
Zona de Convergência Intertropical (ZCIT): Faixa de nebulosidade próxima ao Equador formada pelo encontro dos ventos alísios dos dois hemisférios, gerando instabilidade e chuvas.
-
Cavado: Área de baixa pressão alongada que favorece a formação de nuvens e chuvas.
Portal de Notícias CE – Comprometido em informar com precisão e credibilidade.