“É muito bom ver um lugar desse, bonito e completo, pra minha filha estudar. Ela tem o que eu não tive”. Foi assim que Leidslany Pereira, moradora do bairro Cidade Nova, em Capistrano, descreveu o sentimento ao ver novo equipamento entregue pelo Governo do Ceará: o Centro de Educação Infantil Ângela Cristina de Albuquerque Lima.
Mãe da Ariane, de 5 anos, que ficou encantada com novo espaço, se mostrou satisfeita para além da nova estrutura. “Aqui também vimos os professores recebendo as crianças com carinho. Então, com esse prédio e com esses professores, eu só espero o melhor para o futuro da minha filha”, ressaltou.
O Governo do Ceará inaugurou, nesta segunda-feira (5), dois Centros de Educação Infantil (CEIs) na região do Maciço de Baturité, um em Capistrano e outro no município de Barreira. Com essas entregas, são 162 CEIs do Programa Mais Infância Ceará, chegando a 56 entregues desde 2023. As solenidades contaram com a presença do governador Elmano de Freitas; da secretária da Educação, Eliana Estrela; e de autoridades locais.
Filho da região, o governador Elmano de Freitas destacou o forte significado de entregas ligadas a educação. “Para mim, nada é mais importante do que voltar a essa região e entregar algo como um CEI. O nosso povo, por muito tempo, não teve oportunidade, ou então teve muito pouca oportunidade. Então, o melhor que podemos fazer pelos filhos da nossa terra é dar educação”.
O CEI de Capistrano contou com investimento de R$ 2,1 milhões, provenientes da gestão estadual, na construção e em equipamentos para o novo espaço. De acordo com a gestão municipal, o CEI funcionará de forma integral para alunos de 5 anos, reforçando o aprendizado dos mesmos. O prefeito do município, Cláudio Saraiva, chamou a ação de “alicerce” para o futuro do município. “Quando a gente começa uma casa, começa pelo alicerce. E aqui está o alicerce do futuro de Capistrano. O governador fez, o município vai administrar, mas o dono e maior beneficiado é o povo de Capistrano”.
Mais educação para Barreira
Bela Lima, mãe da Maísa, de 4 anos, comemorou a chegada do novo equipamento no distrito de Córrego, no município de Barreira. “Esse equipamento está sendo coisa de outro mundo para a gente, porque não tínhamos acesso a isso aqui no distrito. Está sendo maravilhoso, temos uma comunicação incrível. As crianças estão sendo bem acolhidas e acompanhadas”, afirmou.
Professora e mãe, Bela Lima, ainda comentou o que espera para o futuro de Maísa, que agora tem onde adquirir uma boa base de ensino. “Eu espero tudo de mais brilhante para a vida dela. Quero que ela tenha um encanto em tudo o que fizer na vida, pois estão sendo acolhidos aqui com esse encanto”.
A secretária da Educação, Eliana Estrela, destacou, durante a ocasião, que os investimentos feitos em CEIs vão além dos muros do novo equipamento. “Quando se entrega um CEI, estamos investindo nas crianças e nas famílias”, afirmou. “Aqui estamos investindo em crianças, que vão construir sua vida com base na educação e é por meio da educação que irão construir uma vida mais digna, pois conhecimento é a única coisa que não tiram da gente”.
O CEI de Barreira, que leva o nome de Maria de Fátima Lima Pereira, e atenderá crianças entre 0 e 5 anos, contou com um investimento de mais de R$ 2,2 milhões. O prefeito de Barreira, Chaveirinho, ressaltou a gratidão pela parceira do Governo do Ceará com os municípios. “Aqui estou sendo grato por essa parceria do Governo com os municípios. É isso que faz uma boa gestão: escutar a população e fazer o melhor para ela”.
Governo do Estado do Ceará