O Hospital Leonardo da Vinci, que passou a atender pacientes com Covid-19 e virou referência na pandemia no Ceará, receberá 32 novos leitos de UTI, conforme anunciou nesta terça-feira (16) o governador Camilo Santana. Com a ampliação, a unidade passa a ter 132 espaços para pessoas em estado mais grave da doença.
“No total, a rede estadual de saúde deve chegar a 703 leitos de UTI para Covid até o fim deste mês”, afirmou o governador. O Leonardo da Vinci era uma unidade privada e foi adquirida pelo estado em 2020. Durante o auge da pandemia, a unidade passou a atender exclusivamente pessoas com a Covid-19. Em seguida ela ampliou o atendimento para pacientes em outras situações.
Com a recente alta nos óbitos pela doença no Ceará, a unidade voltou a focar os serviços em pessoas acometidas pela pandemia.
Chegada de mais vacinas
Em redes sociais, Camilo Santana reforçou que mais doses da vacina contra a Covid-19 devem chegar ao Ceará na próxima semana. “Sobre a aquisição de vacinas, temos a garantia do Ministério da Saúde da chegada de novo lote da CoronaVac para o início da próxima semana.”
O Ceará já recebeu quatro lotes de vacina, tanto do imunizante de Oxford/AstraZeneca como a CoronaVac desenvolvida na China e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan. Os dois produtos devem ser aplicados em duas doses para garantir a imunidade de cada pessoa.
As doses chegaram ao Ceará nas seguintes datas:
- 18 de janeiro: 229.200 mil doses da CoronaVac
- 23 de janeiro: 72.500 doses da Oxford/AstraZeneca
- 25 de janeiro: 33.200 doses da CoronaVac
- 6 de fevereiro: 115 mil doses da CoronaVac
fonte : G1 Ceará