
O Governo do Ceará realizou a entrega de 266 títulos de propriedade rural durante a 19ª Exposição dos Produtos da Agricultura do Cariri. O evento, que contou com as presenças do secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz; do assessor especial de Relações Institucionais, Nelson Martins; e do prefeito Zé Ailton Lopes, ocorreu na última sexta (31/05) e reuniu agricultores de Aurora, Barro, Jardim, Nova Olinda, Porteiras e Penaforte no auditório da RFFSA do Crato.
Segundo balanço divulgado pelo Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), foram entregues mais de oito mil títulos de terra entre janeiro e maio deste ano. A previsão é que até o fim deste mês seja ultrapassada a marca de 50% da média do ano, estipulada em 20 mil títulos. “Estou muito otimista e numa expectativa muito boa que iremos alcançar a meta estipulada para este ano de 2019”, comentou o superintendente do Idace, José Wilson Gonçalves. As próximas entregas ocorrem em Moraújo, na próxima terça-feira (4/6), com 176 títulos; e Mombaça, na sexta-feira (7/6), 1.495.

Em seu discurso, De Assis Diniz comentou os investimentos realizados pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário através dos projetos Paulo Freire e São José. Segundo o secretário, foram destinados R$ 28 milhões para implantação de 158 projetos produtivos que atendem a mais de 6.400 famílias pelo Paulo Freire. “Este é um investimento que nos levará à dimensão de desenvolver a agricultura familiar – não como uma política de assistência, ou de sobrevivência –, mas para que construamos o desenvolvimento agrário do Estado do Ceará pautado no fortalecimento das cadeias produtivas”, argumentou.
Além disso, informou o secretário, o governador Camilo Santana garantiu a execução do Projeto São José IV com a integralidade dos R$ 581 milhões voltados à agricultura familiar. Na conversa que teve na última terça-feira (28/05) com a direção da Fetraece, Camilo ainda garantiu agilidade na regularização fundiária, fortalecimento da assistência técnica e extensão rural e apoio para a realização da Feira Cearense da Agricultura Familiar (Feceaf) e das feiras regionais no Cariri, Norte, Crateús/Inhamuns e Centro Sul/Vale do Salgado.
“O Ceará é o Estado brasileiro que mais realizou investimentos nos últimos quatros anos. E, agora, está começando um novo governo, com mais compromisso e responsabilidade”, frisou o assessor especial Nelson Martins.
“Temos o centro de conexões de voos, o centro de conexões portuárias (no Porto do Pecém) e, agora, o centro de conexões de telecomunicações”, informou.
“Temos o centro de conexões de voos, o centro de conexões portuárias (no Porto do Pecém) e, agora, o centro de conexões de telecomunicações”, informou.
“E a outra preocupação (do Governo do Ceará) é com a questão social. Com todo o progresso que temos tido no Ceará, ainda temos tido ainda alguns problemas sociais que precisamos resolver. Somente no ano de 2019, aprovamos cinco grandes projetos sociais na Assembleia Legislativa do Ceará: o programa Avance, o Ceará Atleta, Médico de Família, Bombeiro Saúde Sociedade e o Mais Infância”, destacou.
Também estiveram conosco os deputados estaduais Moisés Braz e Fernando Santana ; o vice-prefeito do Crato, André Barreto; o prefeito de Porteiras, Fábio Cardoso; o secretário municipal de Agricultura, Zilcélio Alves. Além destes, o superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará – IDACE, José Wilson Gonçalves; o presidente da Fetraece, Raimundo Martins; o coordenador da ASA Brasil, Marcos Jacinto; e o representante da Obas, Jorge Pinto.
Fonte: SDA
