Mineirolândia, distrito de Pedra Branca, começa a enxergar de perto a concretização de um sonho antigo: a segurança hídrica. As obras do ambicioso Projeto Malha D’Água, uma das maiores iniciativas de infraestrutura hídrica do Governo do Estado do Ceará, já chegaram à zona rural do distrito, trazendo esperança e desenvolvimento para a região.
A expectativa da chegada da água tratada à comunidade foi reforçada ainda no fim de janeiro, quando o governador Elmano de Freitas, acompanhado da prefeita de Pedra Branca, Ivoneth Braga, visitou o canteiro de obras da Estação de Tratamento de Água (ETA) em Milhã. Na ocasião, Elmano reafirmou o compromisso com o cronograma do projeto e anunciou a previsão de que a água tratada chegará a Mineirolândia em agosto deste ano.
O Projeto Malha D’Água foi desenvolvido com o objetivo de ampliar e fortalecer a rede de adutoras em todo o estado, contemplando tanto as sedes municipais quanto distritais. A proposta é captar água diretamente de mananciais com maior segurança hídrica e realizar o tratamento nas Estações de Tratamento de Água, para em seguida distribuí-la aos núcleos urbanos por meio de sistemas integrados.
De acordo com o Governo do Estado, estão previstos 33 Sistemas Adutores, que beneficiarão 177 sedes municipais e 697 distritos. Um desses sistemas é o Sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central, que atenderá nove sedes municipais — incluindo Pedra Branca — e 38 distritos, totalizando mais de 280 mil pessoas beneficiadas. O sistema conta com 291,61 km de adutora principal e 396,48 km de ramais adutores.
Atualmente, as obras do sistema Banabuiú – Sertão Central estão em ritmo acelerado. A estrutura já conta com 298 trabalhadores e 78 equipamentos em atividade. A captação de água está concluída, a ETA alcançou mais de 95% de execução, e as adutoras do setor 1 já estão mais de 86% prontas.
Os primeiros municípios a serem contemplados com a chegada da água tratada serão Banabuiú, Jaguaretama e Solonópole. Em seguida, será a vez de Deputado Irapuã Pinheiro, Milhã, Piquet Carneiro, Senador Pompeu, Mombaça, Pedra Branca e Quixeramobim. Beneficiando outros distritos, como Mineirolândia.
Com o avanço das obras, a população de Mineirolândia vê com entusiasmo a chegada de um serviço essencial que promete transformar a qualidade de vida e impulsionar o desenvolvimento local. A água tratada, mais do que uma promessa, se torna um marco de cidadania e dignidade para o interior do Ceará.
Portal de Notícias CE – Comprometido em informar com precisão e credibilidade.