
O governador Elmano de Freitas anunciou, na manhã desta sexta-feira (4), o lançamento do edital do concurso público com 1.000 vagas para soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Com um salário inicial de R$ 5.568,64, as inscrições serão abertas no dia 22 de abril e se estenderão até 11 de maio. O edital será publicado na edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Estado.
O governador ressaltou que essa ação é um compromisso com o reforço da segurança pública no Estado. “Esse é um dos assuntos que considero mais relevantes para a população cearense. Estamos falando da publicação do edital para o concurso com mil vagas para a Polícia Militar do Ceará, para homens e mulheres. Dessa maneira, vamos garantir o fortalecimento da instituição Polícia Militar”, destacou Elmano.
Reestruturação e fortalecimento da PMCE
O gestor também enfatizou que o concurso contribuirá para a reestruturação da corporação. “Recentemente aprovamos uma nova estrutura para a PMCE, a Polícia Civil e outras instituições vinculadas. No caso da PMCE, criamos comandos regionais, novos batalhões e companhias. Mais importante do que aprovar a lei é implementá-la, e para isso precisamos de pessoas para essa expansão”, frisou o governador.
De acordo com o edital, as vagas serão distribuídas entre ampla concorrência (800 vagas) e candidatos negros e pardos (200 vagas). Além disso, haverá um cadastro de reserva com 500 vagas, mantendo a proporção de 80% para ampla concorrência e 20% para negros e pardos. O concurso garantirá a destinação de pelo menos 15% das vagas para candidatas do sexo feminino.
Seleção e requisitos
O certame será conduzido pela Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), e o edital estará disponível no site da instituição (www.cev.uece.br). O processo seletivo contará com cinco etapas: prova objetiva, exame de saúde, avaliação psicológica, avaliação de capacidade física e investigação social.
Os requisitos para concorrer ao cargo incluem idade entre 18 anos e até 29 anos, 11 meses e 29 dias na data da inscrição, ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B. Durante o curso de formação, os aprovados serão nomeados como alunos-soldados, com remuneração de R$ 2.773,35. Após a conclusão e formatura, serão promovidos a soldados.
O comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio, celebrou a iniciativa e destacou os benefícios para a sociedade e os futuros aprovados. “Esse concurso é uma oportunidade de reforçarmos o efetivo e qualificarmos ainda mais nossa segurança pública”, afirmou.
O Portal de Notícias CE segue acompanhando todas as informações sobre o certame para manter a população cearense bem informada. Fique atento para mais novidades!
Portal de Notícias CE – Comprometido em informar com precisão e credibilidade.