O conceito é calculado a partir dos resultados do Enade
O Ministério da Educação (MEC) e
o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
divulgaram, na última quarta-feira (9), um levantamento que mostra que dos 8.188
cursos de graduação participantes do Exame Nacional de Desempenho dos
Estudantes (Enade) 2019 e com Conceito Preliminar de Curso (CPC)
2019 calculado, 91,6% (7.501) tiveram desempenho entre as faixas 3 e 5 do
indicador.
O cálculo do CPC das instituições
é importante para nortear a elaboração de políticas educacionais por parte do
Governo. O conceito serve, também, como subsídio para a supervisão e a
regulação da educação
superior. Além disso, é possível verificar o CPC em cada uma das categorias
administrativas participantes do Enade 2019.
Dos 2.167 cursos ministrados em
faculdades, 82,1% alcançaram desempenho entre as faixas 3 e 5. Dos 2.126 cursos
de centros universitários, 91,2% tiveram CPC acima de 3. O melhor
percentual é dos cursos de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
e Centros Federais de Educação Tecnológica, com 98,2% alcançando uma das três
faixas de maior desempenho. Em seguida estão as universidades, com 96% dos
cursos nas faixas de 3 a 5.
Presencial e
EaD
O ensino presencial lidera os
cursos com CPC 2019, com 98% de cursos avaliados. Dos 8.038 cursos presenciais
com o conceito calculado, 92% (7.366) estão entre as faixas 3 e 5. Apenas 2%
(150) dos cursos com esse indicador são da modalidade de ensino a distância
(EaD). Destes, 90% (135) tiveram desempenho entre a terceira e a quinta
faixas.
Outra avaliação do MEC pode ser
percebida quanto às instituições públicas e privadas. No total, 75% dos cursos
de bacharelado com o CPC 2019 calculado são de instituições privadas e 25%
pertencem a instituições públicas. Já em relação aos cursos tecnológicos, 83%
correspondem a graduações ofertadas em instituições privadas, enquanto 17% são
de instituições públicas.
Para que serve o CPC?
O CPC é um indicativo que faz parte da avaliação
do MEC dos cursos e instituições de ensino superior. O conceito
auxilia na elaboração de políticas e estratégias para o campo educacional,
trazendo um embasamento científico para as decisões. Através dele é possível
verificar quais são as necessidades da educação superior.
O CPC agrega quatro dimensões da qualidade da educação. Seu
cálculo considera o desempenho dos estudantes (avaliado no Enade), o valor
agregado pelo processo formativo, de acordo com o Indicador de Diferença entre
os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).
Além disso, também são verificadas as informações referentes
à titulação e ao regime de trabalho dos docentes (coletadas pelo Censo da
Educação Superior), bem como a percepção dos alunos sobre aspectos como
infraestrutura e recursos didático-pedagógicos oferecidos ao longo do curso.
Esta última dimensão é aferida por meio das respostas colhidas no Questionário
do Estudante, do Enade.
Fonte: Agência Educa
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