Aulão será online totalmente gratuito; saiba como participar
Não é só nos palcos ou plataformas de
streaming que algumas músicas fazem sucesso. Com letras que contam e – cantam –
sobre um determinado contexto histórico ou que forneçam base para análises
gramaticais, várias canções têm lugar cativo em provas de vestibulares, como o
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“Eu costumo dizer que é melhor você
contar uma história de um tempo através da cultura de seu povo. Os artistas
refletem não só seus sentimentos pessoais, seus afetos, como também refletem o
contexto social, político, cultural e econômico em que eles viveram. Usar a
música é sempre uma ferramenta muito rica e ajuda não só no processo de acompanhamento
da evolução histórica como também na fixação dos jovens acerca dos conteúdos
trabalhados”, explica o professor e historiador Ricardo Carvalho, que há cerca de 40
anos se dedica à carreira de docente e historiador em Salvador (BA).
E é usando as canções como costura
para fazer com que os estudantes que estão se preparando para o Enem melhor
entendam sobre os contextos do tema “Ditaduras, censura e liberdade de
expressão” que o professor Ricardo dará uma aula aberta, online e gratuita
através do zoom. A intenção é mostrar aos alunos como utilizar determinadas
músicas como argumentação para escrever uma boa redação no exame.
Ao lado da professora Carol Silveira,
destaque no ensino de redação em Salvador, o historiador fará “uma viagem
histórica e musical para a redação do Enem 2020”. Para ele, usar a música como
forma de estudo pode fornecer um material rico de aprendizado.
“Existe, claro, um ingrediente forte
do lúdico no processo do aprendizado. Mas, também, uma riqueza imensa que é o
conteúdo aparecer na prova mesmo. Quantas letras de música, quantos poemas
aparecem na prova de história? Quantas e quantas vezes um trecho de uma canção
pode ajudar o aluno a construir a sua argumentação na prova de redação, né?
Então, é conteúdo, é ludicidade, é prazer e é também repertório sociocultural”,
comenta o professor.
E para a aula de amanhã, que começará
a partir das 18 horas, nada de conteúdo chato, sem participação dos alunos. A
aula está sendo preparada para ser totalmente interativa, com câmera aberta e
participação no chat. “Isso é muito rico, bom e diferente do que eles estão
acompanhando no cotidiano, nas salas de aula, nas salas virtuais. Por isso que
os eventos que a gente tem feito pelo curso Entrelinhas têm sido um sucesso muito grande”, conclui Ricardo.
Os interessados devem preencher um formulário, que pode ser
feito clicando aqui. O preenchimento é obrigatório e
garante a reserva para a aula. Após isso, será enviado um link para o email
cadastrado com a entrada para a aula, que está sujeita a lotação.
Fonte: Agência Educa
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