Autoextermínio é a segunda maior causa de morte de jovens no Brasil
O suicídio é a segunda maior
causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, ficando atrás apenas dos acidentes
de trânsito, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Nesse cenário, o
Brasil figura na lista como o 8º país com maior índice de autoextermínio.
causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, ficando atrás apenas dos acidentes
de trânsito, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Nesse cenário, o
Brasil figura na lista como o 8º país com maior índice de autoextermínio.
As estatísticas envolvendo o
assunto chamam a atenção para o diálogo acerca do tema, a fim de prevenir mais
casos. A escola é um espaço importante para atuar na prevenção e foi no
ambiente escolar que surgiu o Safe Tears,
um aplicativo que visa monitorar o estado emocional do usuário para que, a
partir dos resultados, ele receba mensagens motivacionais e alertas para a
necessidade de procurar ajuda médica.
assunto chamam a atenção para o diálogo acerca do tema, a fim de prevenir mais
casos. A escola é um espaço importante para atuar na prevenção e foi no
ambiente escolar que surgiu o Safe Tears,
um aplicativo que visa monitorar o estado emocional do usuário para que, a
partir dos resultados, ele receba mensagens motivacionais e alertas para a
necessidade de procurar ajuda médica.
O aplicativo (app) foi
criado por alunas do ensino médio técnico integrado em Informática do Instituto Federal de Santa
Catarina
(IFSC), campus Xanxerê, para contribuir no enfrentamento ao suicídio. O projeto
foi um dos finalistas da “Technovation
Challenge”, competição que ocorreu em agosto, nos Estados Unidos.
criado por alunas do ensino médio técnico integrado em Informática do Instituto Federal de Santa
Catarina
(IFSC), campus Xanxerê, para contribuir no enfrentamento ao suicídio. O projeto
foi um dos finalistas da “Technovation
Challenge”, competição que ocorreu em agosto, nos Estados Unidos.
Safe Tears
A ideia para a criação do
aplicativo surgiu das estudantes Ana Júlia Giacomeli, Anna Carolina Ferronato
da Silva, Clara Noemi Pithon da Silva, Emanuela Maraskin e Jhuly Kefny da Silva
Carvalho. A motivação surgiu a partir de uma aula do professor de informática
do IFSC, Alex Weber. A produção envolveu a união de diversas áreas da
instituição e, para a concretização, as estudantes ouviram psicólogos que
contribuíram orientando o projeto.
aplicativo surgiu das estudantes Ana Júlia Giacomeli, Anna Carolina Ferronato
da Silva, Clara Noemi Pithon da Silva, Emanuela Maraskin e Jhuly Kefny da Silva
Carvalho. A motivação surgiu a partir de uma aula do professor de informática
do IFSC, Alex Weber. A produção envolveu a união de diversas áreas da
instituição e, para a concretização, as estudantes ouviram psicólogos que
contribuíram orientando o projeto.
“É um marco para a
cidade e a região e ampliará os horizontes dos jovens e especialmente das
meninas para a área da tecnologia. Elas estão abrindo uma porta gigante”,
afirma o professor Weber. Na tradução para o português “Safe Tears” significa
“lágrimas seguras”. Nesse aplicativo, cada usuário recebe uma
pontuação conforme as suas informações pessoais e o resultado passa a ser
monitorado pelo próprio usuário.
cidade e a região e ampliará os horizontes dos jovens e especialmente das
meninas para a área da tecnologia. Elas estão abrindo uma porta gigante”,
afirma o professor Weber. Na tradução para o português “Safe Tears” significa
“lágrimas seguras”. Nesse aplicativo, cada usuário recebe uma
pontuação conforme as suas informações pessoais e o resultado passa a ser
monitorado pelo próprio usuário.
A interface do aplicativo
contém um copo e, conforme as respostas do usuário, ele vai enchendo com
lágrimas virtuais, o que gera uma porcentagem correspondente à capacidade do
recipiente. Assim, com até 50% do copo cheio o usuário recebe mensagens
motivacionais para não ficar mais triste. Acima disso, ele é orientado a
procurar ajuda profissional. No app há ainda a possibilidade de cadastrar uma
pessoa de segurança para receber alertas sobre o estado mental do usuário.
contém um copo e, conforme as respostas do usuário, ele vai enchendo com
lágrimas virtuais, o que gera uma porcentagem correspondente à capacidade do
recipiente. Assim, com até 50% do copo cheio o usuário recebe mensagens
motivacionais para não ficar mais triste. Acima disso, ele é orientado a
procurar ajuda profissional. No app há ainda a possibilidade de cadastrar uma
pessoa de segurança para receber alertas sobre o estado mental do usuário.
Educação
A educação é uma medida
preventiva importante, conforme a Organização Mundial de Saúde, pois esclarece,
conscientiza, estimula o diálogo e abre espaço para informações sobre o
assunto.
preventiva importante, conforme a Organização Mundial de Saúde, pois esclarece,
conscientiza, estimula o diálogo e abre espaço para informações sobre o
assunto.
Nessa atuação, a escola pode
ajudar de diversas formas desde a prevenção até o encaminhamento a um
psicólogo, conforme pontua a psicóloga Sabrina Costa Filgueira: “A
escola pode ajudar os alunos a estarem conectados com a vida. Por exemplo,
promover atividades dos mais diversos tipos que estimulem o vínculo, a troca de
afeto e a expressão do sentimento, além de fazer com que alunos criem espaço de
transparência e diálogo.”
ajudar de diversas formas desde a prevenção até o encaminhamento a um
psicólogo, conforme pontua a psicóloga Sabrina Costa Filgueira: “A
escola pode ajudar os alunos a estarem conectados com a vida. Por exemplo,
promover atividades dos mais diversos tipos que estimulem o vínculo, a troca de
afeto e a expressão do sentimento, além de fazer com que alunos criem espaço de
transparência e diálogo.”
O ambiente educacional
também pode ser o vetor de conhecimento levando, aos estudantes, informações
reais de adoecimento mental, conforme sinaliza a profissional. “Outra forma que
a escola pode ajudar muito é quando o aluno já está com sintomas de sofrimento.
A escola tem a obrigação de encaminhar esse aluno para suporte psicológico e
psiquiátrico”, explica.
também pode ser o vetor de conhecimento levando, aos estudantes, informações
reais de adoecimento mental, conforme sinaliza a profissional. “Outra forma que
a escola pode ajudar muito é quando o aluno já está com sintomas de sofrimento.
A escola tem a obrigação de encaminhar esse aluno para suporte psicológico e
psiquiátrico”, explica.
Setembro Amarelo
O mês de Setembro é
instituído como o mês de alerta para a prevenção ao suicídio. A campanha
nacional chama a atenção para a necessidade de discutir o assunto, uma vez que
nove em cada 10 mortes por autoextermínio podem ser evitadas, de acordo com a
OMS.
instituído como o mês de alerta para a prevenção ao suicídio. A campanha
nacional chama a atenção para a necessidade de discutir o assunto, uma vez que
nove em cada 10 mortes por autoextermínio podem ser evitadas, de acordo com a
OMS.
No Brasil, a campanha
Setembro Amarelo foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV),
Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
O movimento tem como objetivo dar mais visibilidade à causa por meio de
pinturas e iluminação estampando a cor amarela, sobretudo, nos principais
monumentos de todo o Brasil.
Setembro Amarelo foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV),
Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
O movimento tem como objetivo dar mais visibilidade à causa por meio de
pinturas e iluminação estampando a cor amarela, sobretudo, nos principais
monumentos de todo o Brasil.
Links úteis
CVV – ligue 188
Fonte: Brenda Chérolet – Agência Educa Mais Brasil