Hoje comemora-se o Dia Interamericano das Relações Públicas (RP)
Cerca de 12
milhões de brasileiros seguem desempregados, conforme o último censo do
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entretanto, diante
desse cenário, um mercado vem se destacando pela crescente oferta de vagas na
área: o de Relações Públicas.
milhões de brasileiros seguem desempregados, conforme o último censo do
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entretanto, diante
desse cenário, um mercado vem se destacando pela crescente oferta de vagas na
área: o de Relações Públicas.
A área de
Relações Públicas tem muitos caminhos para o profissional seguir, podendo trabalhar
com comunidades, governo, empresas privadas, na produção de eventos, no
planejamento de comunicação e com o relacionamento com a imprensa, por exemplo.
Relações Públicas tem muitos caminhos para o profissional seguir, podendo trabalhar
com comunidades, governo, empresas privadas, na produção de eventos, no
planejamento de comunicação e com o relacionamento com a imprensa, por exemplo.
Outro fator
positivo é que a área é democrática para os diversos perfis de profissionais,
contemplando desde os mais extrovertidos, que conseguem se relacionar bem com o
público, até os mais introvertidos, que podem atuar na área do planejamento.
positivo é que a área é democrática para os diversos perfis de profissionais,
contemplando desde os mais extrovertidos, que conseguem se relacionar bem com o
público, até os mais introvertidos, que podem atuar na área do planejamento.
Associação Latino-Americana de Relações
Públicas (ALARP)
Públicas (ALARP)
No Brasil, em 1998,
foi criada a Associação Latino-Americana de Relações Públicas (ALARP), entidade
sem fins lucrativos, que tem como missão unificar esforços que velem por
objetivos comuns no desenvolvimento profissional das Relações Públicas na
América Latina. No país, anualmente, no dia 26 de setembro comemora-se o Dia Interamericano
das Relações Públicas (RP).
foi criada a Associação Latino-Americana de Relações Públicas (ALARP), entidade
sem fins lucrativos, que tem como missão unificar esforços que velem por
objetivos comuns no desenvolvimento profissional das Relações Públicas na
América Latina. No país, anualmente, no dia 26 de setembro comemora-se o Dia Interamericano
das Relações Públicas (RP).
Conforme o presidente
da ALARP, professor e coordenador do curso de Comunicação Social da Ucsal,
Marcello Chamusca, “nenhuma organização, independentemente de ser empresarial,
uma ONG ou do governo, pode prescindir de se relacionar com o seu público e,
portanto, de fazer relações públicas”. A fala do profissional reforça a vasta
oportunidade que um RP tem no ofício da atividade e indica como o mercado das
relações públicas, no Brasil, é amplo e crescente, conforme projeção da ALARP.
da ALARP, professor e coordenador do curso de Comunicação Social da Ucsal,
Marcello Chamusca, “nenhuma organização, independentemente de ser empresarial,
uma ONG ou do governo, pode prescindir de se relacionar com o seu público e,
portanto, de fazer relações públicas”. A fala do profissional reforça a vasta
oportunidade que um RP tem no ofício da atividade e indica como o mercado das
relações públicas, no Brasil, é amplo e crescente, conforme projeção da ALARP.
Entenda o que faz um relações-públicas
Esse
profissional está habilitado para construir e promover a reputação de uma
instituição pública ou privada, bem como intervir para um bom relacionamento
entre empresa e cliente. Para tanto, define a estratégia e executa projetos de
comunicação, transmitindo os valores, objetivos e as ações da organização. Atua
voltando seu trabalho tanto para o público externo (clientes e fornecedores)
quanto para o interno (funcionários).
profissional está habilitado para construir e promover a reputação de uma
instituição pública ou privada, bem como intervir para um bom relacionamento
entre empresa e cliente. Para tanto, define a estratégia e executa projetos de
comunicação, transmitindo os valores, objetivos e as ações da organização. Atua
voltando seu trabalho tanto para o público externo (clientes e fornecedores)
quanto para o interno (funcionários).
Para estar
habilitado para atuar é necessário fazer o curso
de Relações Públicas. Trata-se de uma graduação de nível superior que faz
parte da Comunicação Social. A graduação dura, em média, quatro anos na modalidade
bacharelado. A formação capacita o profissional para assumir responsabilidades
de construir, promover e preservar a boa imagem da empresa ou instituição
perante seus clientes internos e externos.
habilitado para atuar é necessário fazer o curso
de Relações Públicas. Trata-se de uma graduação de nível superior que faz
parte da Comunicação Social. A graduação dura, em média, quatro anos na modalidade
bacharelado. A formação capacita o profissional para assumir responsabilidades
de construir, promover e preservar a boa imagem da empresa ou instituição
perante seus clientes internos e externos.
A forma de
ingresso para esse curso dá-se por diversas formas. O interessado pode estudar
em uma universidade pública, por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio
(Enem)
ou Sistema Unificado de Seleção (SISU), bem como recorrer ao Financiamento do
Ensino Superior (Fies)
ou a programas de bolsas
de estudos.
ingresso para esse curso dá-se por diversas formas. O interessado pode estudar
em uma universidade pública, por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio
(Enem)
ou Sistema Unificado de Seleção (SISU), bem como recorrer ao Financiamento do
Ensino Superior (Fies)
ou a programas de bolsas
de estudos.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil Relações Públicas: profissão desafia a crise empregatícia
Hoje comemora-se o Dia Interamericano das Relações Públicas (RP)
Cerca de 12
milhões de brasileiros seguem desempregados, conforme o último censo do
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entretanto, diante
desse cenário, um mercado vem se destacando pela crescente oferta de vagas na
área: o de Relações Públicas.
milhões de brasileiros seguem desempregados, conforme o último censo do
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entretanto, diante
desse cenário, um mercado vem se destacando pela crescente oferta de vagas na
área: o de Relações Públicas.
A área de
Relações Públicas tem muitos caminhos para o profissional seguir, podendo trabalhar
com comunidades, governo, empresas privadas, na produção de eventos, no
planejamento de comunicação e com o relacionamento com a imprensa, por exemplo.
Relações Públicas tem muitos caminhos para o profissional seguir, podendo trabalhar
com comunidades, governo, empresas privadas, na produção de eventos, no
planejamento de comunicação e com o relacionamento com a imprensa, por exemplo.
Outro fator
positivo é que a área é democrática para os diversos perfis de profissionais,
contemplando desde os mais extrovertidos, que conseguem se relacionar bem com o
público, até os mais introvertidos, que podem atuar na área do planejamento.
positivo é que a área é democrática para os diversos perfis de profissionais,
contemplando desde os mais extrovertidos, que conseguem se relacionar bem com o
público, até os mais introvertidos, que podem atuar na área do planejamento.
Associação Latino-Americana de Relações
Públicas (ALARP)
Públicas (ALARP)
No Brasil, em 1998,
foi criada a Associação Latino-Americana de Relações Públicas (ALARP), entidade
sem fins lucrativos, que tem como missão unificar esforços que velem por
objetivos comuns no desenvolvimento profissional das Relações Públicas na
América Latina. No país, anualmente, no dia 26 de setembro comemora-se o Dia Interamericano
das Relações Públicas (RP).
foi criada a Associação Latino-Americana de Relações Públicas (ALARP), entidade
sem fins lucrativos, que tem como missão unificar esforços que velem por
objetivos comuns no desenvolvimento profissional das Relações Públicas na
América Latina. No país, anualmente, no dia 26 de setembro comemora-se o Dia Interamericano
das Relações Públicas (RP).
Conforme o presidente
da ALARP, professor e coordenador do curso de Comunicação Social da Ucsal,
Marcello Chamusca, “nenhuma organização, independentemente de ser empresarial,
uma ONG ou do governo, pode prescindir de se relacionar com o seu público e,
portanto, de fazer relações públicas”. A fala do profissional reforça a vasta
oportunidade que um RP tem no ofício da atividade e indica como o mercado das
relações públicas, no Brasil, é amplo e crescente, conforme projeção da ALARP.
da ALARP, professor e coordenador do curso de Comunicação Social da Ucsal,
Marcello Chamusca, “nenhuma organização, independentemente de ser empresarial,
uma ONG ou do governo, pode prescindir de se relacionar com o seu público e,
portanto, de fazer relações públicas”. A fala do profissional reforça a vasta
oportunidade que um RP tem no ofício da atividade e indica como o mercado das
relações públicas, no Brasil, é amplo e crescente, conforme projeção da ALARP.
Entenda o que faz um relações-públicas
Esse
profissional está habilitado para construir e promover a reputação de uma
instituição pública ou privada, bem como intervir para um bom relacionamento
entre empresa e cliente. Para tanto, define a estratégia e executa projetos de
comunicação, transmitindo os valores, objetivos e as ações da organização. Atua
voltando seu trabalho tanto para o público externo (clientes e fornecedores)
quanto para o interno (funcionários).
profissional está habilitado para construir e promover a reputação de uma
instituição pública ou privada, bem como intervir para um bom relacionamento
entre empresa e cliente. Para tanto, define a estratégia e executa projetos de
comunicação, transmitindo os valores, objetivos e as ações da organização. Atua
voltando seu trabalho tanto para o público externo (clientes e fornecedores)
quanto para o interno (funcionários).
Para estar
habilitado para atuar é necessário fazer o curso
de Relações Públicas. Trata-se de uma graduação de nível superior que faz
parte da Comunicação Social. A graduação dura, em média, quatro anos na modalidade
bacharelado. A formação capacita o profissional para assumir responsabilidades
de construir, promover e preservar a boa imagem da empresa ou instituição
perante seus clientes internos e externos.
habilitado para atuar é necessário fazer o curso
de Relações Públicas. Trata-se de uma graduação de nível superior que faz
parte da Comunicação Social. A graduação dura, em média, quatro anos na modalidade
bacharelado. A formação capacita o profissional para assumir responsabilidades
de construir, promover e preservar a boa imagem da empresa ou instituição
perante seus clientes internos e externos.
A forma de
ingresso para esse curso dá-se por diversas formas. O interessado pode estudar
em uma universidade pública, por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio
(Enem)
ou Sistema Unificado de Seleção (SISU), bem como recorrer ao Financiamento do
Ensino Superior (Fies)
ou a programas de bolsas
de estudos.
ingresso para esse curso dá-se por diversas formas. O interessado pode estudar
em uma universidade pública, por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio
(Enem)
ou Sistema Unificado de Seleção (SISU), bem como recorrer ao Financiamento do
Ensino Superior (Fies)
ou a programas de bolsas
de estudos.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil