Cidades que definem o que os estudantes devem aprender aumentam a qualidade do ensino e se destacam no cenário nacional.
Fotos – Ivan Pacheco/VEJA.com |
Há seis anos, as escolas públicas da cidade de
Pedra Branca, em pleno Sertão Central cearense, apareciam entre as 150 piores
do Estado, segundo o Spaece, sistema de avaliação utilizado pelo governo para
monitorar as unidades de ensino básico. “Cada escola ensinava o que
queria, e os professores não conversavam entre si. Algumas unidades
apresentavam o básico, outras iam além”, conta Lucineide Alves Monteiro,
diretora da escola municipal Lourenço Marques de Mesquita, situada no Sítio
Novo, zona rural de Pedra Branca — a unidade obteve o desempenho mais baixo no
exame de 2008. Para mudar a situação, o município decidiu, entre outras ações,
rever os conteúdos que eram apresentados aos alunos. Em 2009, os professores
passaram a escolher, junto com colegas de outras escolas, os livros que seriam
usados em todas as séries e disciplinas, material que serviu de base para a
criação do currículo escolar da cidade. Em 2013, todas as escolas saíram do
grupo de atenção e nove passaram a figurar entre as 150 melhores do Ceará,
incluindo a Lourenço Marques de Mesquita, campeã da cidade.
Pedra Branca, em pleno Sertão Central cearense, apareciam entre as 150 piores
do Estado, segundo o Spaece, sistema de avaliação utilizado pelo governo para
monitorar as unidades de ensino básico. “Cada escola ensinava o que
queria, e os professores não conversavam entre si. Algumas unidades
apresentavam o básico, outras iam além”, conta Lucineide Alves Monteiro,
diretora da escola municipal Lourenço Marques de Mesquita, situada no Sítio
Novo, zona rural de Pedra Branca — a unidade obteve o desempenho mais baixo no
exame de 2008. Para mudar a situação, o município decidiu, entre outras ações,
rever os conteúdos que eram apresentados aos alunos. Em 2009, os professores
passaram a escolher, junto com colegas de outras escolas, os livros que seriam
usados em todas as séries e disciplinas, material que serviu de base para a
criação do currículo escolar da cidade. Em 2013, todas as escolas saíram do
grupo de atenção e nove passaram a figurar entre as 150 melhores do Ceará,
incluindo a Lourenço Marques de Mesquita, campeã da cidade.
As redes municipais de ensino das seis
cidades visitadas pela reportagem de VEJA para esta série
sobre as melhores redes públicas brasileiras possuem um currículo. “O
currículo nada mais é que a definição dos temas que serão ensinados aos
estudantes enquanto eles estiverem na escola. Sem ele, não há como medir a
qualidade do ensino“, diz João Batista Araujo e Oliveira, presidente
do Instituto Alfa e Beto. No Brasil, não há um currículo nacional estabelecido:
cada rede de ensino define sua matriz de conteúdos. Sendo assim, a tarefa cabe
às secretarias de Educação. Na rede municipal — responsável por 57% das
matrículas do ensino público no país —, os melhores resultados são obtidos
pelas cidades cujas secretarias oferecem currículos estruturados aos
professores de todas as séries.
cidades visitadas pela reportagem de VEJA para esta série
sobre as melhores redes públicas brasileiras possuem um currículo. “O
currículo nada mais é que a definição dos temas que serão ensinados aos
estudantes enquanto eles estiverem na escola. Sem ele, não há como medir a
qualidade do ensino“, diz João Batista Araujo e Oliveira, presidente
do Instituto Alfa e Beto. No Brasil, não há um currículo nacional estabelecido:
cada rede de ensino define sua matriz de conteúdos. Sendo assim, a tarefa cabe
às secretarias de Educação. Na rede municipal — responsável por 57% das
matrículas do ensino público no país —, os melhores resultados são obtidos
pelas cidades cujas secretarias oferecem currículos estruturados aos
professores de todas as séries.
Professora dá aula de reforço em língua portuguesa para alunos na escola Cícero Barbosa Maciel, em Pedra Branca, Ceará |
Em Pedra Branca, os professores se
reúnem quinzenalmente para definir o que ensinar aos alunos com base nos livros
didáticos escolhidos. “Os
professores sabem o que deve ser ensinado aos alunos, mas têm liberdade para
pensar em métodos de ensino e também acrescentar material extra quando acharem
necessário”, explica Lucineide. As melhores práticas são apresentadas aos
demais professores da cidade e de outras redes de ensino do Estado. Nesse caso,
o currículo funciona como o edital de um concurso público, que aponta o que o
candidato tem que saber para participar da prova. Com base no edital, são
elaboradas apostilas, cursos preparatórios, aulas e métodos de ensino. Mas a base
do que o candidato tem que saber para concorrer já está definida.
reúnem quinzenalmente para definir o que ensinar aos alunos com base nos livros
didáticos escolhidos. “Os
professores sabem o que deve ser ensinado aos alunos, mas têm liberdade para
pensar em métodos de ensino e também acrescentar material extra quando acharem
necessário”, explica Lucineide. As melhores práticas são apresentadas aos
demais professores da cidade e de outras redes de ensino do Estado. Nesse caso,
o currículo funciona como o edital de um concurso público, que aponta o que o
candidato tem que saber para participar da prova. Com base no edital, são
elaboradas apostilas, cursos preparatórios, aulas e métodos de ensino. Mas a base
do que o candidato tem que saber para concorrer já está definida.
Alunos do 5º ano na escola municipal Lourenço Marques de Mesquita, . Currículo da escola prevê atividades de leitura para melhorar desempenho dos alunos em língua portuguesa e nas demais disciplinas |
Para especialistas, o currículo é
considerado um dos principais ingredientes das melhores redes de ensino.
“Todos os países que obtêm nota acima da média no Pisa possuem currículo
escolar”, diz Oliveira. O Pisa é a mais importante avaliação educacional
do mundo. Aplicado a cada dois anos, ele mede a qualidade do ensino oferecido a
alunos com 15 anos de idade em 34 nações, incluindo as mais desenvolvidas do
planeta e também o Brasil.
considerado um dos principais ingredientes das melhores redes de ensino.
“Todos os países que obtêm nota acima da média no Pisa possuem currículo
escolar”, diz Oliveira. O Pisa é a mais importante avaliação educacional
do mundo. Aplicado a cada dois anos, ele mede a qualidade do ensino oferecido a
alunos com 15 anos de idade em 34 nações, incluindo as mais desenvolvidas do
planeta e também o Brasil.
A importância do currículo para a
educação também foi comprovada pelo pesquisador William Schmidt, doutor
pela Universidade de Chicago. Em um estudo realizado com alunos do
ensino básico, Schmidt constatou que, se um conteúdo consta do currículo da
escola, os alunos vão aprendê-lo — caso contrário, correm o risco de nunca
virem a saber do que se trata.
educação também foi comprovada pelo pesquisador William Schmidt, doutor
pela Universidade de Chicago. Em um estudo realizado com alunos do
ensino básico, Schmidt constatou que, se um conteúdo consta do currículo da
escola, os alunos vão aprendê-lo — caso contrário, correm o risco de nunca
virem a saber do que se trata.
As notas da Prova Brasil
Comparação entre as médias nacional e das redes dos municípios visitados
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