
A mais recente rodada de pesquisas eleitorais, divulgada oficialmente neste sábado (26), aponta que a disputa pelo comando do Palácio da Abolição segue liderada pelo atual chefe do Executivo estadual. De acordo com os dados coletados pelo instituto Real Time Big Data, o candidato Elmano de Freitas, representante do Partido dos Trabalhadores (PT), sustenta a primeira colocação tanto em uma eventual decisão em turno único quanto em um possível embate direto de segundo turno. A amostragem revela um cenário de estabilidade para o projeto de reeleição do governador petista, que consegue manter uma distância confortável de seu principal adversário na atual conjuntura.
Quando os eleitores cearenses são questionados de forma estimulada — situação metodológica em que uma lista com os nomes de todos os concorrentes é apresentada aos entrevistados —, o atual governador atinge o expressivo patamar de 48% das intenções de voto. O segundo colocado no levantamento é o ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes, atualmente filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que contabiliza 41% da preferência do eleitorado. Levando em consideração a margem de erro estipulada pelos estatísticos do instituto, que é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, a atual configuração demonstra que Elmano de Freitas está isolado na ponta, sem qualquer risco matemático de empate técnico com o candidato tucano.
O estudo encomendado pela emissora Record também mediu a temperatura da campanha para os demais postulantes ao executivo do estado do Ceará. O candidato Delegado Huggo, que disputa o pleito pelo partido Missão, e a candidata Vera Lúcia, representante da sigla Novo, conquistaram a adesão de 1% dos eleitores cada um. Para facilitar a visualização dos dados menores, o instituto agrupou os candidatos Danilo Soares (Democrata), Ieri Braga (PCO), Serley Leal (UP) e Zé Batista (PSTU) em um bloco único, sendo que todos eles somam, em conjunto, mais 1% das menções. O eleitorado que declara a firme intenção de anular o voto ou depositar o voto em branco nas urnas soma 5%, enquanto a parcela daqueles que afirmam estar indecisos ou que simplesmente preferiram não responder aos questionamentos é de 3%.
Os estatísticos da Real Time Big Data também projetaram como se comportaria o eleitorado caso a disputa exija uma rodada final de votação. Na simulação de um segundo turno envolvendo exclusivamente os dois líderes da corrida, Elmano de Freitas seria reconduzido ao cargo máximo do estado com 49% dos votos, frente a 43% dos cidadãos que escolheriam Ciro Gomes. A proporção de pessoas propensas a votar em branco ou anular o sufrágio permanece absolutamente inalterada nesta etapa, repetindo os 5% do primeiro turno. O índice de eleitores indecisos também se mantém constante, estacionado na casa dos 3%.
Para compor este panorama político da corrida eleitoral cearense, os pesquisadores coletaram a opinião de 1.600 pessoas distribuídas por diversos municípios do estado. As entrevistas foram realizadas ao longo desta última semana, mais precisamente entre os dias 21 e 24 de setembro, mesclando contatos telefônicos e modernos métodos de recrutamento no ambiente digital. O nível de confiança do levantamento é estimado em 95%. Os dados representam um termômetro vital para as coordenações de campanha, encontram-se registrados no banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e podem ser acessados sob o número de identificação CE-00688/2026.
Portal de Notícias CE – Compromisso com a Notícia, respeito com você!















































