Em novo levantamento divulgado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), o Ceará se consolidou como o destino mais procurado no Nordeste nos primeiros três meses do programa Voa Brasil. Fortaleza, capital do estado, ocupa a terceira posição no ranking nacional, sendo superada apenas por São Paulo e Rio de Janeiro. Juazeiro do Norte também se destaca, aparecendo em décimo lugar no Nordeste, mantendo a posição desde setembro, quando foram divulgados os primeiros dados do programa. Voltado inicialmente para aposentados, o Voa Brasil visa ampliar o acesso ao transporte aéreo para públicos que tradicionalmente têm menor acesso a viagens de avião.
Nos três primeiros meses do programa, foram reservadas cerca de 16 mil passagens em todo o país, o que equivale a mais de 100 aviões lotados. Fortaleza, com 1.290 bilhetes emitidos, aparece no topo da lista nordestina e em terceiro lugar no Brasil, à frente de destinos como Recife (1.177 bilhetes) e Brasília (1.008), que completam o top 5 nacional.
Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo do Ceará, celebrou a posição de destaque do estado, afirmando que o programa tem sido fundamental para democratizar o acesso ao transporte aéreo, permitindo que mais brasileiros conheçam as belezas do país. “Estamos animados com o resultado. Isso mostra que o público do programa está interessado em conhecer a diversidade de atrativos do Ceará, seja na capital, seja no interior, rico em ecoturismo, turismo paleontológico e com o forte apelo da fé em Padre Cícero, em Juazeiro do Norte”, declarou.
O Voa Brasil é parte de um esforço do Governo Federal para impulsionar o turismo nacional, aproveitando a infraestrutura aérea e incentivando o crescimento de destinos fora dos grandes centros urbanos. Com esse programa, o Ceará reafirma sua importância como polo turístico, atraindo visitantes interessados em sua rica cultura, belezas naturais e patrimônio histórico.
Portal de Notícias CE – Informando com precisão e credibilidade.