O Açude Trapiá, maior reservatório do município de Pedra Branca, registrou sua maior recarga de 2025 até o momento. De acordo com dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o açude saiu de 12,21% da sua capacidade no dia 1º de julho para 12,93% nesta quinta-feira, 03 de julho, um aumento de 50 mil metros cúbicos no volume armazenado.
Essa elevação corresponde a 20 centímetros a mais no nível da lâmina d’água em apenas 48 horas — sendo 13 cm registrados ontem e outros 7 cm hoje. A recarga foi impulsionada pelas chuvas que caíram nas cabeceiras do açude, onde os acumulados passaram dos 80 milímetros nas últimas 24 horas.
Com capacidade total de 18 milhões de metros cúbicos, o Trapiá agora acumula cerca de 2,33 milhões de m³. O reservatório é essencial para o abastecimento de Pedra Branca, dividindo essa função com o Açude Cachoeira do Germano, localizado no município de Quixeramobim.
A última vez que o Açude Trapiá sangrou foi em 2011, há 14 anos. Desde então, a população acompanha com expectativa cada centímetro de elevação no nível do reservatório, principalmente em períodos atípicos como o mês de julho, quando as chuvas geralmente são escassas.
Essa recente recuperação traz alívio e reforça a importância da preservação das fontes hídricas, além de renovar a esperança dos moradores por dias de segurança hídrica no município.
Portal de Notícias CE – “Compromisso com a notícia. Respeito com você!”
