O Ceará, referência nacional em educação, sediou nesta quinta-feira (18) a 2ª Cúpula Global da Coalizão para a Alimentação Escolar. O evento, organizado pelo Ministério da Educação (MEC) e realizado no Centro de Eventos do Ceará, reuniu autoridades de diversos países e incluiu uma visita à Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Johnson, em Fortaleza, onde os representantes internacionais almoçaram junto aos estudantes.
Participaram do encontro o governador Elmano de Freitas, o ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana, a vice-governadora Jade Romero, a secretária da Educação, Eliana Estrela, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, além de autoridades internacionais.
Elmano destacou a importância da alimentação escolar como política de cidadania. “São alunos de baixa renda que dependem fortemente da alimentação escolar. Aqui, mostramos a prioridade que damos ao assunto”, afirmou. Já o ministro Camilo Santana ressaltou que o objetivo da coalizão é garantir que, até 2030, todas as crianças da educação básica tenham ao menos uma refeição diária na escola.
Com 550 alunos, a EEMTI Johnson oferece três refeições diárias. A estudante Maria Luiza, de 17 anos, reforçou o valor do programa: “Muitos colegas não têm esse tipo de alimentação em casa. Essas refeições fazem muita diferença”. O cardápio é planejado por nutricionistas e prioriza alimentos in natura, sendo 30% provenientes da agricultura familiar.
O cozinheiro Fernando Luís, há 20 anos no serviço público, falou com orgulho do trabalho. “É uma satisfação cozinhar todos os dias para mais de 500 alunos”, disse. Já a estudante Pâmella Oliveira destacou a energia que a alimentação proporciona: “Somos muito bem alimentados e isso nos ajuda a estudar melhor”.
Portal de Notícias CE – Compromisso com a notícia. Respeito com você!