
O final de semana foi decisivo para o futebol cearense. Em duelos eletrizantes pelas semifinais da Série B do Campeonato Cearense 2025, Maranguape e Quixadá carimbaram o passaporte de volta à elite estadual. O Quixadá, com um roteiro digno de cinema, venceu o Crato nos pênaltis, neste domingo (6), no Estádio Abilhão, e garantiu a tão sonhada vaga na Série A de 2026.
Precisando reverter um placar adverso de 3 a 1 sofrido na ida, o Canarinho entrou em campo com postura ofensiva e não demorou para dar o primeiro passo rumo à virada. Aos cinco minutos da primeira etapa, Paulo Júnior abriu o placar e incendiou a torcida presente no Abilhão. O clima de tensão seguiu até o segundo tempo, quando Paulo Rodrigo, aos 29, aproveitou rebote dentro da área e ampliou, empatando o placar agregado em 3 a 3.
Sem mais gols no tempo regulamentar, a decisão foi para as penalidades. A tensão tomou conta das arquibancadas e do gramado. Após cinco cobranças para cada lado e apenas três acertos, a disputa seguiu nas alternadas. A classificação veio nos pés de Léo Ceará, que converteu a última cobrança do Quixadá, e nas mãos do goleiro Kerven, que defendeu o chute derradeiro do Crato. Fim de jogo: 7 a 6 nas penalidades e festa do Canarinho, que retorna à Série A após nove anos de ausência.
No sábado (5), o Maranguape também fez bonito e mostrou força mesmo longe de casa. Após vencer o Itapipoca por 2 a 1 na ida, o Gavião da Serra não se contentou com a vantagem e foi buscar uma vitória maiúscula por 3 a 0 no Estádio Perilo Teixeira. Belém, de cabeça, abriu o placar ainda nos acréscimos do primeiro tempo. Na volta do intervalo, Aldair, de pênalti, e Pedrinho, nos minutos finais, sacramentaram o triunfo por 4 a 2 no agregado. Com o resultado, o Maranguape está de volta à elite do futebol cearense após sete anos.
Agora, Maranguape e Quixadá aguardam definição da Diretoria de Competições da FCF quanto à programação da grande final da Segundona, que definirá o campeão da Série B 2025.
Portal de Notícias CE – Comprometido em informar com precisão e credibilidade.