O Governo do Ceará vai abrir um novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMCE), oferecendo 450 vagas imediatas para o cargo de soldado, além da formação de cadastro reserva. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (28) pelo governador Elmano de Freitas, por meio de suas redes sociais. O salário inicial para a função será de R$ 5.893,30.
As inscrições para o certame estarão abertas entre os dias 14 de maio e 2 de junho. O edital completo será publicado ainda nesta segunda-feira na edição do Diário Oficial do Estado e estará disponível também no site da Academia Estadual de Segurança Pública (www.aesp.ce.gov.br).
Durante o anúncio, o governador destacou a importância da iniciativa. “Temos a necessidade da ampliação de várias atuações do Corpo de Bombeiros no estado, com a reestruturação que fizemos aprovada pela Assembleia Legislativa. E, com esse concurso, vamos ter contingente para garantir que aquilo previsto na lei aconteça, na prática, em benefício do povo cearense”, afirmou Elmano de Freitas. Ele ainda ressaltou: “Portanto, esse concurso é muito importante para o fortalecimento da instituição”.
De acordo com o edital, das 450 vagas disponibilizadas, 360 serão destinadas à ampla concorrência e 90 reservadas para candidatos negros. Além disso, haverá 900 vagas para formação de cadastro reserva, seguindo a divisão de 80% para ampla concorrência e 20% para candidatos pretos e pardos.
Os interessados poderão consultar todas as informações sobre o concurso também nos sites da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (www.sspds.ce.gov.br) e do próprio Corpo de Bombeiros (www.bombeiros.ce.gov.br).
Outros concursos em andamento
O novo concurso para o CBMCE se soma a outros processos seletivos já em andamento para o fortalecimento das forças de segurança do Estado. Atualmente, o Ceará oferta mais de 1.600 vagas em concursos públicos:
-
Para soldado da Polícia Militar, há 1.000 vagas abertas, com inscrições até o dia 12 de maio;
-
Na Polícia Civil, serão abertas 500 vagas para o cargo de oficial investigador, com inscrições de 2 a 16 de maio;
-
Além disso, estão sendo ofertadas 100 vagas para o cargo de delegado.
O Portal de Notícias CE segue firme no compromisso de levar informação precisa e de qualidade para seus leitores.