Catarina – Após um longo período de estiagem e oscilações no volume hídricos, a Barragem Rivaldo de Carvalho, localizada no Distrito de São Gonçalo, voltou a sangrar após 14 anos. O reservatório, que é essencial para o abastecimento da sede do município e de comunidades rurais, atingiu sua capacidade máxima de 20 milhões 750 mil m³ em 2025, tornando-se o quinto manancial monitorado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) a transbordar na Região dos Inhamuns neste ano.
No início do ano, o reservatório operava com apenas 50% de sua capacidade total. Com o volume crescente de chuvas, a barragem superou suas marcas e, agora, deságua no Rio Jaguaribe após passar pelo município de Arneiroz, reforçando o abastecimento do importante reservatório de Orós.
A última vez que a Barragem Rivaldo de Carvalho havia atingido sua capacidade plena foi em maio de 2011. Desde então, a população local enfrentou anos de preocupação com a redução do volume hídrico.
Na Região dos Inhamuns, além da Barragem Rivaldo de Carvalho, também estão vertendo os reservatórios de Caldeirões, no município de Saboeiro, e Trici, em Tauá. Além deles, os açudes Arneiroz II (Arneiroz) e Benguê (Aiuaba) também atingiram sua capacidade máxima, reforçando o cenário positivo para os recursos hídricos da região.
Moradores de Catarina comemoram a notícia, ressaltando a importância do reservatório para o desenvolvimento local.
O retorno das sangrias de importantes mananciais da Região dos Inhamuns renova a esperança de dias melhores para a população, garantindo o abastecimento e a sustentabilidade das atividades agrícolas e econômicas da região.
Portal de Notícias CE – Comprometido em informar com precisão e credibilidade.