
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou nesta terça-feira, 27 de março, um balanço sobre as chuvas registradas nas últimas 24 horas no Ceará. De acordo com o órgão, precipitações foram observadas em pelo menos 92 municípios do estado, com volumes expressivos em algumas regiões.
Os maiores acumulados foram registrados nos seguintes municípios:
- Bela Cruz (Posto: BELA CRUZ) – 71 mm
- Acaraú (Posto: ARANAU) – 55,2 mm
- Banabuiú (Posto: BARRA DE SITIA) – 54,2 mm
- Morada Nova (Posto: ROLDÃO) – 48 mm
- Cruz (Posto: CRUZ) – 47 mm
- Acaraú (Posto: ACARAU) – 47 mm
- Acaraú (Posto: LAGOA DO CARNEIRO) – 46,3 mm
- Potiretama (Posto: CANINDEZINHO) – 45 mm
- Bela Cruz (Posto: PRATA) – 45 mm
- Cruz (Posto: Sítio Pitombeiras de Cruz) – 42 mm
Previsão para os próximos dias
Imagens do satélite GOES-16 indicam a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas nesta época do ano, e de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), com centro posicionado sobre os estados vizinhos do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Esse cenário favorece a formação de nuvens convectivas, especialmente sobre o Oceano Atlântico e o litoral cearense.
Tendência de chuvas até o sábado (29/03)
A previsão meteorológica aponta continuidade das precipitações em todas as macrorregiões do estado até sábado, com os maiores acumulados esperados na faixa litorânea, regiões serranas e sul do estado. A partir da tarde de sábado, a tendência é de redução das chuvas em todo o Ceará.
- Quinta-feira (27/03): Chuvas significativas na manhã ao longo do litoral. Durante a tarde, as precipitações serão mais abrangentes no noroeste do estado, principalmente no Litoral Norte e na região da Ibiapaba. No período da noite, instabilidades vindas do Rio Grande do Norte e Paraíba poderão provocar chuvas moderadas a fortes no Cariri.
- Sexta-feira (28/03): Durante a madrugada, as chuvas devem persistir no Cariri e no sul do Sertão Central e Inhamuns, podendo variar de moderadas a fortes. No litoral, as chuvas serão mais intensas durante a madrugada e manhã, enquanto no período da tarde e noite, precipitações isoladas são esperadas em diversas regiões do estado.
As chuvas são influenciadas pela presença da ZCIT, do VCAN e por fatores locais como temperatura elevada, umidade e a interação dos ventos com o relevo.
Fortaleza e Região Metropolitana
Para a capital e região metropolitana, a previsão indica chuvas ao longo da manhã de quinta-feira (27/03), podendo variar de fraca a moderada, ocasionalmente forte. As precipitações devem se estender pelo início da tarde, mas tendem a diminuir ao longo do dia. Na sexta-feira (28/03), as chuvas serão mais intensas no período da madrugada e manhã.
O Portal de Notícias CE segue acompanhando as condições meteorológicas e trará atualizações conforme novos boletins da Funceme forem divulgados.
Portal de Notícias CE – Comprometido em informar com precisão e credibilidade.