O maior reservatório da região dos Inhamuns, o açude Arneiroz 2, segue acumulando um grande volume d’água e alcançou mais de 85% de sua capacidade total. O manancial continua recebendo um aporte significativo, sobretudo das águas do rio Puiú, e está a menos de 1,5 metro de atingir sua cota de sangria.
Somente neste domingo (9), o reservatório ganhou aproximadamente 6 milhões de metros cúbicos de água, o que representa um aumento de 3,35% em apenas 24 horas. A expectativa é que, até esta segunda-feira (10), o volume do açude alcance 90% de sua capacidade total, reforçando a esperança de uma eventual sangria nos próximos dias.
A última vez que o açude Arneiroz 2 verteu foi em 2008, tornando esse momento um dos mais aguardados pelos moradores da região. O reservatório tem papel fundamental no abastecimento de água para diversas cidades e na manutenção das atividades agrícolas e pecuárias do Sertão dos Inhamuns.
Com as chuvas intensas que vêm sendo registradas na bacia hidrográfica do reservatório, a expectativa é de que o acúmulo de água continue crescendo nos próximos dias. A população e autoridades locais seguem acompanhando de perto a evolução do nível do açude.
Portal de Notícias CE – Comprometido em informar com precisão e credibilidade.