O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) já ajudou a salvar mais de 950 vidas somente este ano no setor de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Diversos pacientes passam pelo setor de reabilitação da unidade. Além do AVC, neste ano, foram mais de 300 cirurgias mensais, dez mil atendimentos ambulatoriais e cerca de 500 mil exames laboratoriais e de imagem.
O equipamento presta serviços de saúde qualificados, no nível secundário, aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) referenciados por hospitais públicos terciários. Encerrando o ano de 2024, o HGWA tem muito o que comemorar. A unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) recebeu, em novembro, o “Prêmio Destaque da Acreditação”. A honraria é concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) pela atuação da entidade na promoção da segurança primária no Brasil, relacionada a protocolos como a segurança do paciente, prevenção de quedas e higienização das mãos.
Somente de exames laboratoriais e imagem foram realizados mais de 500 mil solicitações em 2024
Em outubro, o HGWA participou do Seminário Hospitais Saudáveis (SHS). O HGWA foi o único hospital representante da rede pública do Ceará. Na ocasião, o Waldemar Alcântara exibiu um pôster, aprovado após uma seleção nacional. A unidade levou o tema “Torneio da Sustentabilidade: uma estratégia lúdica para promover a cultura sustentável em um hospital da rede pública”, que falava sobre as atividades do projeto, que ocorreram no hospital entre março e setembro deste ano. Além da exibição, o hospital também recebeu uma menção honrosa do selo “Amigo do Meio Ambiente”.
Ainda neste ano, o HGWA deu um importante passo no projeto da Experiência do Paciente. Desde 2022, quando iniciou os primeiros trabalhos da comissão, diversos ganhos importantes foram contabilizados para o equipamento. Em mais uma etapa do projeto, as clínicas médicas receberam a avaliação dos serviços. Na prática, a experiência do paciente é definida como a soma de todas as interações, moldadas pela cultura de uma organização, que influenciam as percepções do paciente em todo o processo do cuidado.
A diretora administrativa do HGWA e presidente do Comitê da Experiência na unidade, Carla Fonteles, explica que a expectativa é que, a partir dos resultados, na jornada do paciente, o hospital possa traçar melhorias para uma comunicação mais assertiva. “Esse momento da expansão foi muito planejado e esperado pelo comitê. Ele se torna um marco na identificação de melhorias a partir da voz do paciente. Todas as oportunidades de implementações encontradas serão trabalhadas com foco na humanização da relação com a equipe multiprofissional e com quem está internado”, destaca.
O HGWA realiza mais de 300 cirurgias mensalmente, número registrado em 2024
A humanização é outro braço forte do Waldemar. São diversas ações que vão além das fronteiras do cuidado, que se somam ao olhar cuidadoso do paciente. A equipe de nutrição da unidade, por exemplo, faz o possível para atender aos desejos dos pacientes, conforme a possibilidade de cada um. Para se ter ideia, já foram realizados pedidos que vão desde uma sobremesa favorita, até uma caranguejada.
Na pediatria, durante a semana da criança, os pequenos internados receberam uma programação especial, como a visita dos pets do projeto “Sexteto 4 Patas“ e também dos mascotes dos times cearenses.
A humanização é um dos pilares do HGWA com a promoção de diversas ações durante o ano, como a visita dos pets na pediatria
Para o diretor-geral do HGWA, Denys Briand, todas essas conquistam se somam ao trabalho conjunto com cada profissional da unidade. “Tivemos um ano de muito trabalho e de muitas conquistas. A meta contínua de cuidar da saúde dos nossos semelhantes com suas dores, angústias, melhoras, curas e saudades, permeou todo o nosso ano. A maior conquista foi compreender que exercemos um ofício divino e tal maneira belo, o cuidar dos nossos semelhantes, que nos eleva muito acima da nossa condição individual”, afirma.
A diretora de Gestão do Cuidado, Thaís Herzer, completa: “Muito além da recuperação da saúde, nossos colaboradores são engajados com a cultura da segurança e da qualidade e prezam pela melhor experiência dos pacientes durante sua jornada ao hospital. São muitas vidas impactadas pelos diversos serviços ofertados conforme as políticas públicas da Sesa”, destaca.
Nos últimos dez anos, mais de dez mil vidas foram salvas no setor de AVC, onde é feito, principalmente, a reabilitação dos pacientes
Tecnologia
O HGWA se mantém sempre à frente das novas tecnologias, neste ano, com o tema “Mil vidas impactadas”, o setor de Farmácia entregou placas simbólicas aos profissionais envolvidos na implantação de uma ferramenta que utiliza Inteligência Artificial (IA) para auxiliar nos processos do setor. Neste período, foram mil pacientes beneficiados pelo sistema, além de nove mil intervenções realizadas e mais de 96 mil prescrições liberadas.
Na Central de Esterilização de Materiais (CME) um programa de computador para rastrear produtos hospitalares tem economizado tempo e otimizado o trabalho de diversos setores do HGWA. A informatização do processo garante a segurança dos pacientes, por meio de um controle mais rigoroso e em tempo real dos produtos hospitalares. O sistema possibilita verificar rapidamente se o material utilizado passou por todos os processos de esterilização e testes necessários.
Acreditação
O HGWA é acreditado em excelência nível 3 pela ONA
Único hospital público de Fortaleza com o título, o HGWA mantém a Acreditação Nível 3 de excelência da Organização Nacional de Acreditação (ONA) há 15 anos. Para continuar com a certificação, a unidade passa por uma avaliação a cada três anos e, anualmente, é submetida a uma nova análise, para definir o nível.
22 anos
Nesta quinta-feira (26), o HGWA completa 22 anos de funcionamento. Situado na Rua Pergentino Maia, no bairro Messejana, a unidade foi fundada no dia 26 de dezembro de 2002.
Atualmente, o HGWA oferece os serviços primários: Clínica Médica, Pediátrica, UTI Adulto, Cetip, UCE Adulto e Pediatria, Serviço de Atendimento Domiciliar, Bloco Cirúrgico e Ambulatório. O apoio à assistência é composto pela Agência Transfusional, Núcleo de Atendimento ao Cliente, Laboratório de Análises Clínicas, Central de Material, Núcleo de Assistência Farmacêutica, Engenharia Clínica e Manutenção, Núcleo de Nutrição e Dietética, Fisioterapia, Serviço de Imagem, Fonoaudiologia, Serviço Social, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e Psicologia. A instituição também recebe residentes médicos, sendo utilizado como hospital-escola.
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