quarta-feira, 17 abril, 2024

Pesquisadora de Rondônia descobre substância inédita em óleo de avestruz

materia1
materia2

 

O avestruz é a maior ave existente, pertence a ordem Struthioniformes e sua origem é datada do período pré-histórico (período Cretáceo), sendo portanto um animal extremamente antigo no planeta
O avestruz é a única espécie vivente da família Struthionidae, sendo aves que não voam.
No estado de Rondônia existe a anos a produção do óleo de avestruz pela indústria de alimentos Amazon Struthio pioneira na produção e criação do mesmo.
Luana Cardozo é nutricionista e doutoranda em ciências biomédicas através de muitas pesquisas em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) descobriu que o óleo de avestruz de Rondônia tem uma semelhança com algumas espécies de tubarão.
Alquilgliceróis, esta é a semelhança!
Alquilgliceróis são moléculas de gorduras constituídas por uma cadeia hidrocarbônica, saturada ou insaturada, unida por ligação do tipo éter a uma das hidroxilas do glicerol. Possui inúmeros benefícios a saúde humana.
A maioria dos benefícios são ligados ao fortalecimento do sistema imunológico.
Alguns estudos científicos apontam que os alquilglicerois teve efeito benéfico no tratamento de granulocitopenia (diminuição dos leucócitos granulares no sangue, em nível abaixo da normalidade).
Resultado significativos em casos de leucemia infantil.
Pacientes portadoras de câncer de colo de útero submetidas a tratamento radioterápico e suplementadas com alquilgliceróis observou-se que a maioria das pacientes apresentou significativa redução da leucopenia e da trombocitopenia, efeitos normalmente provocados pela radioterapia.
Aumento da resposta de neutrófilos na presença de bactérias, e aumento de citocinas do tipo Th1 no sangue.
Idosos suplementados com alquilgliceróis no pré e pós operatório foi observado aumento do número de células brancas totais do sangue, da concentração de IgG e do número de linfócitos, melhorando significativamente o pós-operatório dos indivíduos estudados.
Foi observado que houve aumento significativo de linfócitos T CD8+ nos tumores de animais suplementados com óleo de fígado de tubarão em relação aos animais não suplementados, bem como redução do volume do tumor.
Para a nutricionista Luana Cardozo saber que existe no óleo de avestruz de Rondônia alquilgliceróis é algo fantástico sabendo dos inúmeros benefícios a saúde humana.
Já é sabido que o óleo de avestruz contém ômegas 3,6,7,9 e vitaminas A, D3, B5 e B1 porém Dra. Luana acredita que agora as pessoas passaram a procurar o óleo de avestruz tanto para o consumo, quanto para futuras pesquisas cientificas devido ao alquilglicerois.
O avestruz é de origem africana e vive no Brasil a anos, suportou muitas mudanças desde a pré-história e sobreviveu, quantas espécies não sobreviveram?
Dra.Luana acredita que assim como foi encontrado esta substancia no óleo de avestruz outras virão, pois ela e uma equipe de cientistas continuam a desvendar os compostos que tem no óleo de avestruz afim de entender e justificar tantos relatos de benefícios que a população vem apresentado de forma empírica.
Dra Luana finaliza dizendo que o óleo de avestruz é uma forma de fortalecer nosso corpo, que o mesmo é suplemento alimentar, podendo ser inserido na alimentação normalmente como uma espécie de azeite, ou em capsulas no dia a dia, e o mesmo possui liberação da Anvisa.

JR News

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

lateral004
lateral005
Lateral006
educa
lateral001
Lateral 002
lateral003

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.