PEDRA BRANCA PARTICIPOU DO 5° ENCONTRO ESTADUAL DO PROGRAMA “UNIÃO FAZ A VIDA” NO ESTADO DE MATO GROSSO
Ocorreu na última quinta feira (23), em Cuiabá MT, o quinto encontro estadual do programa “União Faz a Vida” em parceria com o instituto SICREDE.
O evento, que contou com cerca de 800 convidados, teve por objetivo reunir e compartilhar práticas exitosas na educação de vários estados do País.
O PUFV, que trabalha como base na metodologia de projetos em escolas públicas e privadas em 17 cidades do Mato Grosso, convidou os professores Amaral Barbosa e Giliard Barbosa da escola de ensino fundamental Miguel Antonio de Lemos para compartilharem a experiência educacional da escola e do município de Pedra Branca.
Através do painel “De professor para professor”, houve um diálogo onde os professores apresentaram as experiências e responderam à perguntas feitas pela platéia.
Para Amaral Barbosa, diretor das escolas do polo Baixio, a parceria entre escola e comunidade e o apoio da administração pública de Pedra Branca é uma das grandes justificativas para o resultado.
“Para que possamos alcançar esse mérito deve haver uma parceria generalizada, desde o auxiliar de serviços que trabalha na escola até o gestor público municipal, que por sinal nos dar total apoio em nossos projetos” ressalta Amaral.
Questionado sobre o segredo das conquistas da escola, o professor Giliard Barbosa ressaltou a importância de acreditar no aluno da escola pública: “somos professores, mas devemos ser, acima de tudo, acreditadores em nossa profissão. A escola acreditou em mim como aluno e profissional e hoje tento levar isso para meus alunos. Não podemos, jamais desacreditar no poder de transformação que a escola pode fazer na vida de seus alunos” ressalta Giliard
Segundo os organizadores do evento, Pedra Branca possui características muitos fortes da metodologia e objetivo do programa: ” Era exatamente isso que procurávamos. Escolas que trabalhem a construção de valores, solidariedade, respeito ao próximo e, acima de tudo, acreditar no poder de transformação de seus alunos”, afirma Andréia, coordenadora geral do PUFV de MT