vez da saúde do município chamar atenção.
Onde um conjunto de ações tem feito a diferença no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, neste momento em que o país enfrenta uma luta contra o mosquito.
Em Pedra Branca o Índice de
Infestação Predial (IIP), está igual a zero há mais de seis meses, utilizando um método totalmente ecológico e eficaz.
(Fiocruz), um dos mais avançados instituto de ciência e tecnologia em saúde da América
Latina.
![]() |
Equipe visita os tanques de criação da piaba-rabo-de-fogo. |
Onde o Diretor da Fiocruz no Ceará Fernando Carneiro, o Ex-Secretário de Saúde do Estado do Ceará, Carlile
Lavor e Ana Cláudia técnica da Fundação, visitaram
o município nesta sexta-feira (11), acompanhando de perto todo trabalho desenvolvido e aplicado pela
secretaria da saúde do município, que tem a frente a jovem Ana Paula.
O setor de epidemias, é comandado por Donizete Alves, onde os agentes de endemias visitam diariamente as residências e outros locais, monitorando e trabalhando a prevenção.
![]() |
Utilização do gesso para fixação das telas de proteção nas caixas d’água, método simples e eficiente. |
A larva do mosquito, é controlada com “piaba-rabo-de-fogo”,
peixe bastante conhecido na região, este peixinho se carrega de devorar toda
larva, em água depositada.
Para isto o prefeito Pedro
Paraibano, mantém toda uma estrutura e logística, desde laboratório, piscicultura, equipe de monitoramento, e um grupo formado por 33 agentes de endemias, que atua em todo
o município.
Além de parcerias com as agentes de saúde, e com os educadores do município
que tem sido peça fundamental na educação e conscientização das crianças e
jovens, que leva o conhecimento até suas famílias. Com isto a sociedade e o poder público, tem dado conta do recado.
A experiência de Pedra Branca, será apresentada aos secretários estaduais de saúde de todo o país, em um encontro que será realizado em Brasília.
Dr. Jurandi Frutuoso, Secretário Executivo do CONASS, que é pedrabranquense, não pode participar da visita, mas confirmou que é um exemplo a ser seguido.
Dr. Carlile Lavor falou a nossa reportagem.
O Diretor da Fiocruz no Ceará, Fernando Carneiro, falou que o trabalho de Pedra Branca, pode inspirar outros estados.