Método utilizado em Pedra Branca no combate ao Mosquito da dengue chama atenção da Fiocruz
![]() |
O estado cobra a realização de seis ciclos anuais, em 2015 foram realizado onze. (Fotos Vando Carlos)
|
Mais uma vez Pedra Branca chama atenção do Brasil, após os bom resultados na área da educação, agora é a vez da saúde se destacar.
O Diretor da Fiocruz Ceará Fernando Carneiro, o Ex-Secretário de Saúde do Estado do Ceará, Carlile Lavor e técnicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), estarão na próxima sexta-feira (11), no município, para acompanhar de perto todo trabalho desenvolvido e aplicado pela secretaria de saúde do município, que vem chamando a atenção por não apresenta casos de dengue.
Pedra Branca é um dos oito municípios cearenses com Índice de Infestação Predial (IIP) igual a zero, de acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA). Isso chamou atenção dos médicos e cientistas da Fiocruz
O objetivo da visita é analisar os desafios do cotidiano diário no trabalho dos agentes de combate à dengue no município e a metodologia utilizada, além de fazer um levantamento das informações no trabalho de campo dos agentes.
Pedra Branca se destaca no Brasil por combater o Aedes aegypti de forma biológica, ou seja sem uso de inseticida.
Para isto o município tem uma piscicultura onde cria os peixes que são distribuídos nas residencias em todo o município, esses peixes combate a larva do mosquito.
A equipe de endemias que tem afrente o coordenador Donizete Alves, além de todo cuidado rigoroso com os ciclos e com o trabalho em campo, também vem sendo realizada palestras educativas em todas as escola do município, seja pública ou privada.