![]() |
ZECA RIBEIRO / CÂMARA DOS DEPUTADOS |
Por 452 a favor e 19 contra, foi aprovada o fim da reeleição para presidente da República,governador e prefeito. A votação aconteceu na noite de quarta-feira (27), na Câmara dos Deputados durante sessão que apreciam as propostas da reforma política no Brasil.
O tempo de mandato continuará sendo de quatro anos, apesar de que existe uma proposta para que o mandato se prolongue por mais um ano, totalizando cinco ao todo. Os deputados rejeitaram a proposta para o financiamento exclusivamente público das campanhas, permitindo assim que os partidos recebam doação de empresas.
A PEC que pede a reforma política será votada individualmente em cada proposta e deve atingir no mínimo 308 votos para ser aceita. Se aprovada, a proposta seguirá para análise do Senado Federal.
Reeleição
A nova regra do fim da reeleição não valerá para os prefeitos eleitos em 2012 e governadores eleitos em 2014, que poderão tentar pela última vez uma reeleição ao cargo. O objetivo do prazo é para a incidência da nova regra foi obter o apoio dos partidos de governantes que estão atualmente no poder.
A exceção para o cargo de presidente da República não cabe porque a presidente Dilma Rousseff, já reeleita, não poderá se candidatar novamente em 2018.
Com Informações do G1