No ano de 1977, o elenco do seriado “Chaves” desembarcou pela primeira vez no Chile. Estrelas no auge da carreira na TV em toda a América do Sul e Central, Roberto Bolaños (Chaves), Maria Antonieta de las Nieves (Chiquinha) e Ramón Valdez (Seu Madruga) foram recepcionados por uma multidão de fãs.
Um vídeo raro disponibilizado no YouTube traz o registro da chegada dos atores e uma entrevista com Bolaños. O idealizador de “Chaves” e “Chapolin” fala sobre o início de sua carreira e a inspiração para criação dos personagens.
Assista ao vídeo (em espanhol):
TRADUÇÃO DAS FALAS DO VÍDEO:
Narrador / Repórter: Os personagens do Chapolin Colorado no Aeroporto internacional do Chile: Kiko, Dom Ramón (seu Madruga), Dona Florinda, enfim, todos os personagens dessa série de televisão sendo recebidos aqui no aeroporto por milhões de pessoas. Nenhum cordão policial foi capaz de conter a massa, tanto adulta quanto infantil que invadiu todo o recinto.
Repórter: Senhor, você não acha que ter criado esse personagem é uma tremenda responsabilidade, já que as crianças seguem o Chapolin Colorado?
Roberto Bolaños (Chaves): Claro, mas estou plenamente consciente da responsabilidade que eu tenho.
Repórter: Como nasceu o Chapolin Colorado?
Chaves: Bom, como uma sátira aos heróis como Batman, Superman, etc… que falam inglês, são importados, que não são… Eu não digo que o Chapolin é americano. Ele é hiberoamericano. E fazer um herói autêntico, um herói ser humano, que tem medo, que é burro, que é fraco e que mesmo sabendo que tem medo, que é burro e fraco, enfrenta o perigo… ao meu ver, esse sim é um herói verdadeiro e poderoso.
Repórter: O que você achou da recepção das crianças e dos adultos aqui no Chile?
Chaves: Ah, foi muito bonito, estou muito emocionado.
Repórter: Como você começou sua carreira artística? De onde você vem?
Chaves: Comecei como escritor, escrevi um bom tempo e essa foi minha aprendizagem como escritor. Depois comecei a fazer papéis pequenos, até que me lançaram para papéis maiores. Ainda me considero, em primeiro lugar, um escritor.
Repórter: Você acha que cumpriu uma boa etapa com Chapolin Colorado?
Chaves: Bom, nossa intenção é primeiro entreter o público, eu acho que isso é suficientemente digno, entreter as pessoas que precisam se divertir, do mesmo jeito que precisam comer, respirar. Além disso proporcionamos uma mensagem, evitando a tudo o que é negativo. Nos meus programas eu nunca me meto com a religião, a política, as raças, nunca faço discriminações de nenhuma maneira. Eu tenho minhas crenças, mas respeito as dos outros.
Sigam-me os bons!!!
Sigam-me os bons!!!
Chiquinha: Amigos do canal 13, muitos beijos de sua amiga Maria Antonieta de las Nieves, logo logo vocês vão conhecer a Chiquinha, espero que vocês nos vejam!!!
Repórter: Dom Ramón!!!
Seu Madruga: Que foi campeão?! Estou encantado de estar aqui com vocês, é uma grande surpresa essa manifestação desse amor do público, esse amor recíproco!!! Estou encantado de estar com vocês. Nos vemos logo!
Fonte: Catraca Livre e Blog Bola e Arte