O Governo do Ceará anunciou, nesta sexta-feira (19), a abertura de mais de 28 mil vagas em cursos profissionalizantes, por meio de duas iniciativas estaduais. O Projeto Qualificar +, em parceria com o Centec, oferece 24.400 vagas, enquanto o Projeto Incluir +, junto ao IDT, disponibiliza 4.250 oportunidades.
O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas, pelo secretário do Trabalho Vladyson Viana, pelo presidente do Centec, Cleyton Monte, e pelo presidente do IDT, Raimundo Ângelo. As ações reforçam o compromisso do Estado em capacitar trabalhadores e aproximar a formação profissional das demandas do mercado.
“Estamos garantindo o investimento de quase R$ 28 milhões para mais de 28 mil vagas, oferecendo formação de qualidade para o nosso povo”, afirmou Elmano. Segundo o governador, as oportunidades foram criadas com base nas demandas reais do mercado, garantindo que os alunos possam se qualificar para vagas efetivamente existentes.
O Projeto Qualificar +, que já qualificou mais de 16 mil cearenses entre 2024 e 2025, oferece cursos em cinco eixos estratégicos: Indústria 4.0, Tecnologias Emergentes, Agroecologia e Produção Industrial, Hospitalidade e Sustentabilidade. O Centec planeja expandir o projeto para as 14 macrorregiões do Estado, contemplando mulheres, jovens, quilombolas, povos indígenas e agricultores.
O Projeto Incluir + visa promover inclusão socioprodutiva, com foco na geração de renda e sustentabilidade, oferecendo cursos alinhados à demanda do mercado e orientação profissional para inserção no emprego.
Segundo dados do Novo Caged, o Ceará foi o segundo maior gerador de empregos do Nordeste em julho, com 7.424 postos de trabalho, representando 19% do saldo da região.
Os interessados devem se inscrever nos sites idt.org.br e centec.org.br.
Portal de Notícias CE – “Compromisso com a notícia. Respeito com você!”