Na última quarta-feira, a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Antônio Rodrigues de Oliveira, localizado em Pedra Branca/CE, promoveu uma cerimônia especial para reconhecer o desempenho exemplar de seus alunos nas olimpíadas e eventos científicos do primeiro semestre de 2025. O evento celebrou a conquista de mais de 230 medalhas, entre ouro, prata e bronze, reafirmando o protagonismo da instituição no cenário da educação pública estadual.
A solenidade reuniu os estudantes medalhistas, devidamente uniformizados, na parte superior da rampa da escola, onde foram ovacionados por colegas, professores e gestores. As medalhas destacam o esforço, a dedicação e o compromisso dos alunos com uma educação de qualidade, além de reforçar que estão no caminho certo para alcançar futuros resultados positivos em concursos públicos, vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), consolidando a escola como referência em aprovações nos sistemas SISU, ProUni e FIES.
Dentre as competições, destacaram-se a Olimpíada Brasileira dos Saberes, a Olimpíada Brasileira de Robótica, Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas, Olimpíada de Matemática Financeira, Olimpíada Brasileira de Geopolítica entre outras. O evento foi conduzido pela diretora escolar, professora Francisca Josefa dos Santos, e pelo professor articulador olímpico da instituição, Francisco Renato Moreira da Silva, titular de Química das séries do 2º e 3º anos, que exaltaram os resultados conquistados neste período.
Outro destaque foi o reconhecimento ao grupo de iniciação científica da escola, que, neste ano, representou a instituição em eventos nacionais e internacionais com projetos inovadores e de grande impacto social. Entre eles, a participação do aluno Lucas Cavalcante na ISEF (International Science and Engineering Fair), realizada em Ohio, EUA, e a presença dos alunos Gabriel Pereira e Mariane Martins na Genius Olympiad, maior feira ambiental do mundo, realizada no estado de Nova York, com ênfase a premiações nestes eventos.
Além das premiações internacionais, a EEEP Antônio Rodrigues de Oliveira também parabenizou os estudantes que se destacaram na maior feira de ciência e engenharia do Brasil, a FEBRACE, e na Expo Nacional MILSET Brasil, onde conquistaram medalhas e credenciais para representar o Ceará, em Paraguai, prevista para 2026.
Esses resultados reforçam a trajetória vitoriosa da escola desde 2019, quando foram criados o grupo de iniciação científica e o time olímpico da instituição. O momento também foi de agradecimento aos órgãos públicos e parceiros que tornam essas conquistas possíveis, como a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), a Coordenadoria Regional de Educação (CREDE 14) e os setores de fomento ao protagonismo estudantil do Estado, como a COOPES.
Ao fim da cerimônia pública de reconhecimento, a escola promoveu um momento mais intimista de confraternização. Foram convidados para um bate-papo na sala da gestão os alunos Lucas Cavalcante, Mariane Martins e Gabriel Pereira (Representantes internacionais da instituição), além do trio de semifinalistas que irá representar a escola na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), organizada pela Unicamp, em Campinas/SP.
A atividade, conduzida pelo grupo gestor, coordenadores e pelo professor articulador olímpico, Renato Moreira, foi um espaço de troca de experiências, onde os alunos compartilharam as vivências nos eventos internacionais e expressaram as expectativas para a próxima etapa da ONHB. Durante o encontro, os estudantes destacaram que tais conquistas só foram possíveis graças à união entre professores, equipe gestora e apoio institucional, e agradeceram especialmente aos órgãos e programas que fomentam essas iniciativas e viabilizam a participação em eventos de tamanha relevância.
O sucesso da EEEP Antônio Rodrigues de Oliveira é fruto da parceria e do comprometimento entre gestão escolar, coordenação, professores, alunos, comunidade e famílias, que juntos têm construído uma educação pública de excelência no município de Pedra Branca.