A manhã desta sexta-feira, 13 de junho, foi marcada por emoção e reconhecimento na Câmara Municipal de Pedra Branca. Em sessão solene conduzida pelo presidente da Casa, vereador Jucelino Caliupe, foi prestada uma justa homenagem à professora, doutora e cientista Thereza Maria Magalhães Moreira, filha ilustre do município e destaque nacional na ciência brasileira. A homenagem foi uma iniciativa da vereadora Aninha do Pinhão, vice-presidente da Câmara e procuradora da Mulher no município.
A sessão celebrou uma trajetória de excelência que começou nas escolas públicas de Pedra Branca e se consolidou com uma carreira acadêmica brilhante. Dra. Thereza é enfermeira e advogada, mestre e doutora em Enfermagem, com pós-doutorado em Saúde Pública. Atualmente, é Diretora Científica da FUNCAP, professora associada da UECE, líder do Grupo de Pesquisa Epidemiologia, Cuidado em Cronicidades e Enfermagem (GRUPECCE-CNPq), além de bolsista nível 1A do CNPq, categoria reservada à elite da ciência nacional.
Durante a pandemia de Covid-19, teve papel essencial no Grupo de Trabalho da UECE para o enfrentamento da crise sanitária, contribuindo com pesquisas e diretrizes que ajudaram a proteger a comunidade acadêmica e a população em geral.
A sessão solene contou com a presença da maioria dos vereadores, familiares, amigos, estudantes e autoridades. Discursos marcantes da prefeita Ivoneth Braga, do professor Max Maciel, do enfermeiro Paulo George e da secretária de Saúde Cristiane Jordana — ex-orientanda da Dra. Thereza — ressaltaram o impacto de sua atuação no Ceará e no Brasil.
“A doutora Thereza mostra que a educação transforma vidas e que a mulher pedrabranquense tem voz e lugar na ciência mundial”, destacou a vereadora Aninha do Pinhão, idealizadora da homenagem.
Em sua fala de agradecimento, Dra. Thereza emocionou o plenário ao recordar sua infância em Pedra Branca, o papel dos seus professores e da família, e reafirmou o compromisso com a ciência como ferramenta de transformação social.
“Receber essa homenagem na minha terra tem um significado imensurável. Que este momento inspire nossos jovens a acreditarem que o conhecimento pode mudar suas vidas e o mundo”, declarou.
A solenidade foi encerrada com a entrega de uma placa comemorativa e um caloroso aplauso coletivo, celebrando uma pedrabranquense que honra o município com sua trajetória inspiradora.
Histórico
THEREZA MARIA MAGALHÃES MOREIRA
Filha de Lourival Moreira de Souza (o Louro Félix) e Clarice Magalhães Cavalcante Teófilo, concluiu o Ensino Fundamental na Escola Francisco Vieira Cavalcante em 1988 e o Ensino Médio na Escola Dom Bosco em 1991, ambas em Pedra Branca-Ceará.
Em 1991 foi aprovada para Letras Português-Inglês na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em 1993 foi aprovada no vestibular em primeiro lugar para o ingresso no curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduou-se em Enfermagem em 1997 na UFC. Concluiu o Mestrado em Enfermagem na UFC em 1999 e o Doutorado em Enfermagem na UFC em 2003.
Graduou-se em Direito na Estácio-FIC em 2011. Aprovada na OAB em 2012. Finalizou seu Pós-Doutorado em Saúde Pública na Universidade de São Paulo (USP) em 2012. Enfermeira do Hospital municipal de Deputado Irapuan Pinheiro (1997) e Enfermeira Concursada da Prefeitura Municipal de Fortaleza com atuação no Hospital Frotinha de Parangaba de 1999-2002. Foi professora substituta na UFC e em cursos de auxiliar e técnico de enfermagem.
Foi, ainda, professora no PROFAE (Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem), iniciativa do Ministério da Saúde. Professora efetiva do Curso de Enfermagem da UECE desde 2003, foi a fundadora e primeira coordenadora do Mestrado em Enfermagem da UECE e Participou da Comissão de criação do Curso de Direito da UECE (2023).
Foi assessora da Pró-Reitoria de Graduação da UECE, coordenando todos os monitores e também de todos os bolsistas dos PET (Programa de Educação Tutorial) da UECE. Coordenou o Mestrado e Doutorado Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (2004-2006) e coordenou também o Mestrado de Gestão em Saúde (2021-2024). Autora de mais de vinte livros e de quase 400 (quatrocentos) artigos científicos publicados em revistas de vários países, atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e desde 2009 é a criadora e Líder do Grupo de Pesquisa Epidemiologia, Cuidado em Cronicidades e Enfermagem-GRUPECCE-CNPq, que conta com três bolsistas pedrabranquenses da Escola Francisco Vieira Cavalcante (Raiane, Sâmia e Lauane, acompanhadas também na pesquisa pela Professora Socorrinha e pela nutricionista Kellen Alves, a miss Ceará 2023).
É Docente no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Saúde Coletiva (desde 2008), no Mestrado Gestão em Saúde (desde sua fundação em 2016) e no Mestrado e Doutorado da Enfermagem da UECE (desde sua fundação em 2004). É pesquisadora do CNPq-nível 1 A desde 2009, sendo que somente duas outras mulheres no Ceará têm essa mesma bolsa de pesquisa, contando todas as 50 áreas da ciência no país.
Desde 2023 é Diretora Científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), onde coordena os bolsistas da FUNCAP do Ceará e os auxílios para a pesquisa no Estado. Consultora Ad hoc de vários periódicos nacionais e internacionais e de vários órgãos de fomento à pesquisa. Tem experiência na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva, Direito Sanitário, Pesquisa quantitativa e Redação científica. Casada há mais de vinte anos com José Moreira Germano (o Maninho), também filho de Pedra Branca e ex-aluno da Escola Francisco Vieira Cavalcante, os dois são pais de Sophia Magalhães Germano (19 anos) e Letícia Magalhães Germano (17 anos).
Portal de Notícias CE – “Compromisso com a notícia. Respeito com você!”