PEDRA BRANCA – CE, 22 de maio de 2025 – Esta quinta-feira foi marcada por um importante avanço para os trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar no Sertão Central. Em ato oficial, a Prefeitura de Pedra Branca realizou a cessão de um terreno municipal para a Cooperativa Regional dos Trabalhadores Apícolas Assentados e Assentadas da Reforma Agrária – Cooperamel, onde será construído o Armazém do Campo, espaço estratégico para a produção e comercialização de produtos oriundos dos assentamentos da região.
O terreno cedido, localizado na Avenida José Frutuoso, no bairro Santa Maria, servirá de base para a construção de um galpão destinado à comercialização dos produtos da agricultura familiar. A iniciativa beneficiará diretamente agricultores dos Assentamentos Monte Socorro, Olho D’Água da Vaca, Bom Lugar Oitis e Barrinha, todos situados no município de Pedra Branca.
A prefeita Ivoneth Braga, ao lado do vice-prefeito Sebastião Pinto, do chefe de gabinete Jonh Galdino e do ex-prefeito Antônio Gois, recebeu em seu gabinete os representantes dos assentamentos para formalizar a entrega da cessão do terreno, conforme previsto na Lei Orgânica do Município. O ato contou com a sanção e promulgação da Lei Municipal que autoriza, a título precário, gratuito e por prazo determinado, o uso do terreno pertencente ao Patrimônio Municipal.
“Esse espaço será um ponto de apoio essencial para que os agricultores possam produzir, representar e valorizar ainda mais os produtos da nossa terra — frutos do trabalho, da dedicação e da força da nossa gente. Estamos fortalecendo a agricultura familiar e, com ela, enriquecendo o desenvolvimento do nosso município”, destacou a prefeita Ivoneth Braga durante a solenidade.
O líder do Assentamento Monte Socorro, Mauro Sousa, ressaltou a importância estratégica do novo espaço. Segundo ele, o Armazém do Campo de Pedra Branca será o quarto a ser construído no estado do Ceará. “Já temos um na capital Fortaleza, e outros dois no interior, localizados nos municípios de Itapipoca e Quixeramobim. O de Pedra Branca não vai beneficiar apenas o município, mas também toda a região”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram
A construção do galpão será custeada pela própria Cooperamel, que ficará responsável pela execução do projeto. A estrutura possibilitará o escoamento da produção, ampliará a visibilidade dos produtos da reforma agrária e promoverá a geração de renda para centenas de famílias assentadas, além de impulsionar a economia local e regional.
Portal de Notícias CE – Comprometido em informar com precisão e credibilidade.