
Os pipeiros do Estado do Ceará anunciaram uma greve geral no programa Operação Carro Pipa (OCP) devido à falta de pagamento dos salários por parte do Governo Federal. O movimento, organizado de forma pacífica, reivindica o pagamento imediato dos meses de novembro e dezembro de 2024, janeiro de 2025, além da garantia de pagamento para fevereiro.
De acordo com o comunicado oficial divulgado em 26 de fevereiro de 2025, os profissionais cobram agilidade e responsabilidade do Governo Federal para a regularização dos pagamentos e a continuidade do serviço essencial de abastecimento de água potável para famílias em situação de vulnerabilidade.
Além disso, os pipeiros solicitam a garantia de recursos para a manutenção do programa Operação Carro Pipa no próximo ciclo, que compreende o período de março a agosto de 2025.
Os trabalhadores denunciam que já estão há quase quatro meses sem receber salários, mesmo sendo responsáveis por levar água potável a comunidades que dependem desse serviço para sobreviver.
Como forma de protesto, bloqueios temporários em rodovias estão previstos nos municípios que aderiram à paralisação, iniciando nesta quinta-feira (27). Até o momento, as cidades de Catunda, Quixadá e Tauá confirmaram participação. Além disso, haverá às 10 horas, uma manifestação em Santa Cruz do Banabuiú, em Pedra Branca.
A paralisação dos serviços pode impactar milhares de pessoas que contam com a distribuição de água através do programa Operação Carro Pipa. O Governo Federal ainda não se pronunciou sobre as demandas apresentadas pelos pipeiros.
Portal de Notícias CE – Comprometido em informar com precisão e credibilidade.