
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, que chuvas foram registradas em pelo menos 104 municípios do Ceará no período das últimas 24 horas, até as 9h.
Os maiores volumes de chuvas ocorreram em diferentes regiões do estado, com destaque para:
- Aquiraz (Posto: Sítio Sapucaia Fagundes) – 82 mm
- Fortaleza (Posto: Caça e Pesca) – 63,4 mm
- Fortaleza (Posto: Messejana) – 60,6 mm
- Fortaleza (Posto: Defesa Civil de Fortaleza) – 56,4 mm
- Paracuru (Posto: Paracuru) – 50 mm
- São Gonçalo do Amarante (Posto: Croatá) – 46,2 mm
- Maracanaú (Posto: Maracanaú) – 41 mm
- Jardim (Posto: Jardim) – 40 mm
- Maranguape (Posto: Maranguape) – 39 mm
- Potengi (Posto: Vila Alecrim) – 39 mm
Previsão do tempo
De acordo com a imagem do satélite GOES-16, das 9h (horário local), duas bandas de nebulosidade associadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) foram identificadas, sendo que a banda sul está localizada em torno de 4° de latitude Sul. Como resultado, chuvas intensas foram observadas na faixa litorânea do estado.
Para esta quinta-feira, a previsão é de continuidade das chuvas, principalmente no centro-norte do Ceará ao longo do dia, com intensidade moderada. No centro-sul, há possibilidade de chuvas isoladas e variação de nebulosidade.
Na sexta-feira, a tendência é de que as chuvas mais intensas continuem no centro-norte do estado. No sábado, espera-se estabilidade atmosférica, com possibilidade de chuvas fracas e isoladas na faixa litorânea e na região do Cariri.
Entenda a influência da ZCIT
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é uma faixa semi-permanente de nebulosidade próxima à linha do Equador, onde ocorre a convergência dos ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul. Essa interação provoca o levantamento de ar quente e úmido, favorecendo a formação de nuvens do tipo cumulonimbus, responsáveis pelas chuvas intensas na região.
O Portal de Notícias CE segue acompanhando a situação climática no estado, trazendo informações precisas e atualizadas para a população.