
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou nesta quinta-feira (13) que pelo menos 60 municípios do Ceará registraram chuvas nas últimas 24 horas, até as 9h. Os volumes mais significativos foram observados em Itapiúna e Quixadá, com 65 mm e 60,5 mm, respectivamente.
Confira os municípios com os maiores acumulados de chuva:
- Itapiúna (Posto: Fazenda Boa Vista): 65 mm
- Quixadá (Posto: Dom Maurício): 60,5 mm
- Morada Nova (Posto: Morada Nova): 60 mm
- Morada Nova (Posto: Fazenda Lacraia): 43,6 mm
- Trairi (Posto: Trairi): 43 mm
- Russas (Posto: Capim Grosso): 41 mm
- Russas (Posto: Sítio Timbaúba Macoré): 34,5 mm
- Ocara (Posto: Açude Batente): 30 mm
- Ibaretama (Posto: Ibaretama): 29 mm
- Acaraú (Posto: Acaraú): 28 mm
Previsão do Tempo
A imagem do satélite GOES-16 das 08h50min local mostra a presença de nebulosidade associada às chuvas, especialmente na faixa litorânea do estado. Para esta quinta-feira (13), a configuração de banda dupla da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), combinada com os efeitos da brisa terrestre e marítima, favorecerá precipitações no centro-norte do estado. As chuvas mais intensas devem ocorrer nas regiões do Litoral Norte, Jaguaribana e Ibiapaba. Durante a manhã e a tarde, o céu deve variar entre parcialmente nublado e nublado.
No centro-sul do estado, espera-se condições de tempo mais estável, com predomínio de sol e temperaturas elevadas. Para sexta-feira (14), a previsão é de chuvas menos intensas e mais isoladas no centro-norte do Ceará, especialmente na madrugada, início da manhã e tarde. Além disso, a nebulosidade deve diminuir com a desconfiguração da banda dupla da ZCIT, mantendo o tempo quente e abafado.
Entenda a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT)
A ZCIT é o principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas no Ceará entre fevereiro e maio. Atualmente, apresenta uma configuração de banda dupla: a principal está próxima à linha do Equador, enquanto a secundária se localiza em torno de 2°S. Esse sistema é caracterizado pela convergência dos ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul, resultando na formação de nuvens do tipo cumulonimbus, associadas a chuvas intensas.
O Portal de Notícias CE segue acompanhando as condições meteorológicas do estado para informar a população com precisão e credibilidade.