
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou nesta quarta-feira (12) que pelo menos 49 municípios do Ceará registraram chuvas nas últimas 24 horas, até as 9h da manhã. Os maiores volumes foram observados em diversas regiões do estado, com destaque para Quixeré, que liderou a lista com 71 mm de precipitação.
Maiores volumes de chuva no período
- Quixeré (Posto: QUIXERE): 71 mm
- Uruburetama (Posto: ACUDE MUNDAU): 69,2 mm
- Uruburetama (Posto: URUBURETAMA): 44 mm
- Itapiúna (Posto: PALMATORIA): 39 mm
- Quixeré (Posto: LAGOINHA): 38 mm
- Tururu (Posto: TURURU): 37 mm
- Acaraú (Posto: ARANAU): 35,4 mm
- Maranguape (Posto: FAZENDA COLUMINJUBA): 35 mm
- Itapiúna (Posto: ITAPIUNA): 35 mm
- Russas (Posto: CAPIM GROSSO): 33 mm
Previsão do tempo
A imagem do satélite GOES-16, capturada às 9h (horário local), indica nebulosidade sobre o oceano e a costa do Ceará, causada por uma linha de instabilidade. A principal influência para as chuvas neste período é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que segue próxima à linha do Equador e pode favorecer precipitações no centro-norte do estado nos próximos dois dias.
As chuvas devem continuar principalmente nas regiões litorâneas, no Maciço de Baturité, na Ibiapaba, e no norte das macrorregiões da Jaguaribana, do Sertão Central e dos Inhamuns. Os maiores acumulados estão previstos entre esta quarta-feira (12) e quinta-feira (13).
A influência da ZCIT pode resultar na formação de uma banda dupla de nebulosidade, intensificando as chuvas na faixa litorânea. Além disso, o sistema de brisa estará mais intenso, favorecendo chuvas de intensidade fraca a moderada, podendo ser ocasionalmente forte no centro-norte do estado.
Para a capital Fortaleza e a Região Metropolitana, áreas de instabilidade vindas do Oceano Atlântico devem aumentar a nebulosidade e provocar chuvas durante a noite desta quarta-feira (12). As condições seguirão favoráveis para precipitações nas madrugadas de quinta-feira (13) e sexta-feira (14).
A equipe do Portal de Notícias CE segue acompanhando as condições climáticas no estado para manter a população informada com precisão e credibilidade.