
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou nesta segunda-feira (10) que chuvas foram registradas em pelo menos 56 municípios do Ceará no período das últimas 24 horas, até às 9h. O maior acumulado foi observado em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, com 67,4 mm.
Outros municípios também registraram volumes significativos de precipitação, como Ocara (36 mm), Santa Quitéria (24 mm), Reriutaba (20 mm), São Benedito (20 mm), Aracoiaba (20 mm), Pacujá (18 mm), Frecheirinha (16 mm), Capistrano (16 mm) e Ubajara (15,5 mm).
Previsão do tempo
A imagem do satélite GOES-16 das 8h20min desta segunda-feira (10) mostra nebulosidade organizada próxima à Linha do Equador, associada à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Sobre o continente, observa-se pouca nebulosidade, com maior concentração de nuvens no centro-sul do estado.
A tendência para segunda (10) e terça-feira (11) é de predomínio de estabilidade atmosférica, mas com possibilidade de chuvas isoladas e passageiras na faixa litorânea durante a madrugada e manhã, influenciadas pelo Sistema de Brisa Marítima e Terrestre. Durante as tardes, chuvas podem ocorrer nas macrorregiões do Litoral do Pecém, Litoral Norte, Ibiapaba e norte do Sertão Central e Inhamuns. Na noite de terça-feira (11), chuvas fracas e isoladas podem ocorrer no Cariri.
Na quarta-feira (12), há uma tendência de aumento de nebulosidade e chuvas em todas as macrorregiões do estado, com os maiores volumes previstos para a faixa litorânea, Maciço de Baturité e noroeste do Ceará, incluindo o Litoral Norte e a região da Ibiapaba. Esse cenário está associado à aproximação da ZCIT, principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas no período da quadra chuvosa no estado.
O Portal de Notícias CE segue acompanhando as previsões e atualizações meteorológicas para manter a população informada com precisão e credibilidade.