
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, que chuvas foram registradas em pelo menos 32 municípios do Ceará no período das últimas 24 horas, até as 9h. Os maiores volumes de precipitação foram observados em diversas regiões do estado, destacando-se Tejuçuoca, que registrou 30 mm, seguido de Apuiarés com 23 mm e General Sampaio com 19 mm.
Municípios com Maiores Registros de Chuva:
- Tejuçuoca (Posto: TEJUCUOCA): 30 mm
- Apuiarés (Posto: APUIARES): 23 mm
- General Sampaio (Posto: GENERAL SAMPAIO): 19 mm
- General Sampaio (Posto: JUREMA): 17 mm
- Pentecoste (Posto: CASA DE PEDRA): 13 mm
- Mulungu (Posto: MULUNGU): 12,8 mm
- Beberibe (Posto: BOQUEIRÃO DO CESÁRIO): 12 mm
- Tejuçuoca (Posto: FAZENDA MALAQUIAS): 12 mm
- Itapiúna (Posto: ITAPIÚNA): 12 mm
- Canindé (Posto: CANINDÉ): 12 mm
Condições Meteorológicas e Previsão do Tempo
Imagens do satélite GOES-16, capturadas às 08h50 (hora local), indicam a presença de nuvens altas na parte central do Ceará, associadas à borda do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Sobre o oceano, observam-se formações de nuvens associadas a chuvas próximas à faixa litorânea do estado. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) permanece em torno da linha do Equador, influenciando o clima regional.
Previsão para Hoje (05/02):
Condições favoráveis para chuva em todas as macrorregiões do Ceará. Os maiores volumes são esperados para o noroeste do estado durante a tarde e para a região do Cariri à noite. Nas demais áreas, as precipitações devem ocorrer de forma isolada e com intensidade fraca.
Previsão para Quinta-feira (06/02):
O cenário aponta para chuvas em todas as macrorregiões. Os maiores acumulados estão previstos para a faixa litorânea e o sul do estado durante a madrugada e manhã. No período da tarde, há expectativa de chuva no interior do Ceará.
Fatores Climáticos em Atuação
As condições de instabilidade são influenciadas pela presença do VCAN e a proximidade da ZCIT. Além disso, áreas de instabilidade atmosférica tendem a se formar no leste do Nordeste, intensificadas por efeitos locais, como relevo elevado, sistemas de brisa marítima e terrestre, temperatura e disponibilidade de umidade.
- Zona de Convergência Intertropical (ZCIT): Faixa semi-permanente de nebulosidade próxima à linha do Equador, onde a convergência dos ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul favorece a formação de nuvens do tipo cumulonimbus.
- Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN): Sistema de pressão em médios e altos níveis da troposfera, caracterizado pela circulação de ventos no sentido horário em torno de seu centro seco e menos aquecido, com nebulosidade e precipitação concentradas em suas bordas.
Portal de Notícias CE – Comprometido em informar com precisão e credibilidade.