
Nesta segunda-feira (03/02), o Ceará deve registrar predomínio de estabilidade atmosférica em todas as macrorregiões, segundo análises meteorológicas. No entanto, a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o Nordeste do Brasil (NEB) pode resultar em chuvas isoladas e passageiras em algumas áreas do estado.
Na faixa litorânea, as precipitações podem ocorrer durante a madrugada e a manhã, enquanto no Litoral Norte, na Ibiapaba e no oeste do Sertão Central e Inhamuns, as chuvas são mais prováveis no período da tarde e da noite. Apesar dessas ocorrências, a maior parte do estado deve permanecer com tempo estável.
As temperaturas máximas continuam elevadas, especialmente nas macrorregiões Jaguaribana e no Sertão Central e Inhamuns, onde os termômetros podem atingir até 35°C. Já os ventos devem ser mais intensos na faixa litorânea, com velocidades em torno de 28 km/h.
Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) em destaque
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas no Ceará entre fevereiro e maio, está atualmente oscilando entre 03°N e 01°S. Esse sistema, caracterizado por uma faixa semi-permanente de nebulosidade próxima à linha do Equador, é formado pela convergência dos ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul. Essa interação provoca o levantamento de ar quente e úmido, favorecendo a formação de nuvens do tipo cumulonimbus, que podem resultar em precipitações intensas.
O que é um VCAN?
O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) é um sistema de baixa pressão atmosférica que atua em altitudes elevadas, por volta de 10 km. Sua circulação horária influencia o tempo em regiões como o Nordeste do Brasil, podendo causar chuvas isoladas e alterações na nebulosidade.
Perspectivas para os próximos dias
Apesar da estabilidade predominante, a população deve ficar atenta às possíveis chuvas isoladas, especialmente nas regiões mencionadas. A previsão indica que as temperaturas continuarão elevadas, principalmente no interior do estado, enquanto os ventos mais fortes devem persistir no litoral.
Portal de Notícias CE – Informação com precisão e credibilidade.