A Justiça Eleitoral já contabiliza um alto número de denúncias de irregularidades nas campanhas eleitorais no Sertão Central do Ceará. De acordo com dados divulgados na tarde desta sexta-feira (20), pelo site Revista Central, foram registradas 143 denúncias em 13 municípios da região. Pedra Branca, destacando-se negativamente, lidera o ranking com 39 ocorrências encaminhadas à Justiça Eleitoral. Canindé aparece em segundo lugar, com 27 denúncias.
Entre as cidades investigadas por possíveis infrações estão Banabuiú, Boa Viagem, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Milhã, Mombaça, Paramoti, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole. No entanto, municípios como Caridade, Choró, Ibicuitinga, Itatira, Madalena e Piquet Carneiro não apresentaram nenhum registro de denúncia até o momento.
As irregularidades mais comuns envolvem a propaganda eleitoral dos candidatos a vereador, seguidas pelas campanhas para o cargo de prefeito. Este cenário acende um alerta nas autoridades sobre a necessidade de maior fiscalização e conscientização dos candidatos e eleitores quanto à legislação eleitoral.
Números em nível estadual
Em todo o Ceará, desde o início do período permitido para a propaganda eleitoral, já foram contabilizadas 2.283 denúncias de irregularidades. Fortaleza, como esperado, lidera com 767 denúncias, enquanto Iguatu é o município do interior com o maior número de ocorrências, somando 99 investigações em andamento.
A Justiça Eleitoral segue apurando cada caso, e a expectativa é que, até o dia da eleição, os números possam aumentar, especialmente nas cidades onde há grande disputa política. Com o aumento das denúncias, cresce também o papel da Justiça em garantir que o pleito eleitoral ocorra de forma justa e transparente, coibindo práticas que possam desequilibrar a disputa eleitoral.
Portal de Notícias CE – Informando com precisão e credibilidade.