
Quatro candidatos do Ceará obtiveram nota mil, a pontuação máxima, na redação do Enem em 2023. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (16) pelo Ministério da Educação, em coletiva de imprensa. Ao todo, foram 60 notas máximas no país. Destas, apenas 4 de alunos da rede pública.
Em 2022, 38,1% dos estudantes que concluíram o ensino médio fizeram o exame. Em 2023, esse percentual subiu para 46,7%.
O ministro da Educação, Camilo Santana, comentou a participação dos estudantes da rede pública e informou que, como forma de estímulo, haverá um valor, dentro da lei que prevê a bolsa do ensino médio, a ser sancionada nesta terça, haverá um valor para o candidato fazer a prova do Enem.
Com as notas em mãos, os participantes agora podem pleitear uma vaga gratuita pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), uma bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou um financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O período de inscrição para o processo seletivo do Sisu 2024 será de 22 a 25 de janeiro, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Serão ofertadas 264.360 vagas. A inscrição ao Sisu é gratuita e feita, exclusivamente, pela internet. No momento em que o candidato realiza o login no Sisu, o sistema recupera, automaticamente, as notas dele obtidas na edição do Enem válida para o processo seletivo.
- Os dados revelaram que mais de 1 milhão de participantes (37%) estão acima do ponto de corte do Sisu. Isso significa que, com 569,62 pontos (nota de corte), o estudante terá acesso a 842 cursos.
Com informações do G1 e Mec