O ex-prefeito do Município de Senador Pompeu, Antonio Teixeira de Oliveira, PT, teve suas contas de 2010 desaprovadas pela Câmara Municipal na manhã desta terça-feira(19). Era preciso 2/3, o equivalente a 8 votos para a aprovação das contas, do total de 11 vereadores na casa legislativa.
Segundo fontes do blog do Walter Lima 6 vereadores se manifestaram em votação secreta a favor da aprovação, contra 5 que votaram contra.
Recentemente o Tribunal de Contas dos Municípios – (TCM), havia julgado desfavorável as contas do ex-prefeito. Com esse resultado ele ficará inelegível, não podendo se candidatar a cargos públicos pelos próximos 8 anos.
Uma Operação da Polícia Federal, baseada no Relatório da Controladoria Geral da União – CGU apontou uma série de irregularidades durante uma fiscalização realizada em 2009. A partir daí, várias pessoas tiveram prisões decretadas, inclusive a do gestor em Junho de 2011. Teixeira e os envolvidos negam todas acusações. O julgamento do processo ainda não foi concluído.
Assessoria de Imprensa do TJCE, divulgou na época uma lista de pessoa envolvida , Antônio Teixeira de Oliveira (prefeito), Raimundo Morais Filho, o ´Moraisinho´ (dono da empresa Falcon Construtora); Francisco Monte Morais (proprietário da empresa Pratika Incorporações), Rodrigo Coelho Mota (sócio da Falcon Construtora), Andrezza de Abreu Sampaio Coelho Mota (dona da Daruma, Construções e Empreendimentos), Claudiana Barbosa de Almeida, Rodrigo Barbosa Menezes, José Roberto Leandro dos Santos, Aniziane Dantas de Oliveira, Eduardo Teixeira Soares Lima (engenheiro), Luís Flávio Mendes de Carvalho (vice-prefeito de Senador Pompeu), José Felismino Sousa Neto (radialista e ex-secretário de comunicação), Tárcido Francisco de Lima Baia (vice-presidente da Câmara Municipal e ex-secretário de Obras e Urbanismo), Miguel Alves de Almeida (secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente), José Dalvanir Bezerra de Almeida (tesoureiro da Prefeitura), Tarcísio de Sousa Cavalcante (secretário de Obras), Antônia Eremita Teixeira de Oliveira (irmã do prefeito afastado ), Elmo Roberto Belchior Aguiar (engenheiro), Luzia Lucélia Saraiva Ribeiro, Lígia Gardênia Magalhães de Brito (secretária de Finanças), Maria Lindalva de Oliveira Alencar (secretária de Ação Social), Francisco Adriano Costa Sousa (secretário de Turismo, Cultura, Juventude e Transporte), Francisco Morais e Silva Filho (engenheiro da Daruma e tio de Francisco Monte Morais).