![]() |
Foto de Honório Barbosa
|
Durante todo esta terça-feira (11) foi realizado vários protesto no Ceará, onde diversos vaqueiros e apoadores das vaquejadas, se manifestaram contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou a prática da vaquejada ilegal em todo o país.
Além do estado do Ceará, os protesto o ocorreram em nove estados e no Distrito Federal. Os ministros do STF consideraram que a atividade é inconstitucional e que impõe sofrimento ao animal.
Associação Brasileira de Vaquejada afirmou que o STF “não acompanhou a evolução e adaptação do esporte”.
Os protestos aconteceram em várias cidades cearense: Quixeramobim, Iguatu, Orós, Juazeiro do Norte, Icó e Quixadá, entre várias outras.
No próximo dia 25, os vaqueiros e organizadores de vaquejada prometem um grande protesto em Brasília em frente ao Congresso Nacional.
TV Diário – Criadores temem prejuízos incalculáveis caso haja real proibição à prática da vaquejada
No Cariri, criadores, empresários e diversos envolvidos no mundo da vaquejada temem grandes prejuízos e fechamento de lojas e haras caso a proibição à prática da vaquejada realmente ocorra. Atualmente, o STF julgou inconstitucional a lei que regulamentava a prática no Ceará, mas ainda não há acórdão sobre como os estados devem agir com relação ao esporte