
A segunda rodada da pesquisa Quaest, divulgada nesta quinta-feira (30), aponta a liderança de Ciro Gomes (PSDB) na disputa pelo Governo do Ceará, com 43% das intenções de voto no cenário estimulado de primeiro turno. O atual governador, Elmano de Freitas (PT), aparece na segunda colocação, somando 33%.
Na sequência da lista aparecem o senador Eduardo Girão (Novo), com 3%, e Jarir Pereira (Psol), com 1%. Os candidatos Huggo Leonardo (Missão), Serley Leal (UP) e Zé Batista (PSTU) não pontuaram.
Os eleitores indecisos somam 13%, enquanto 7% declararam intenção de votar em branco, nulo ou afirmaram que não pretendem ir às urnas.
Pesquisa Estimulada: Ceará em 1º Turno
Como funciona: Na pesquisa estimulada, os nomes dos pré-candidatos e seus respectivos partidos são apresentados ao entrevistado para a escolha.
-
Ciro Gomes (PSDB): 43%
-
Elmano de Freitas (PT): 33%
-
Eduardo Girão (Novo): 3%
-
Jarir Pereira (Psol): 1%
-
Huggo Leonardo (Missão): 0%
-
Serley Leal (UP): 0%
-
Zé Batista (PSTU): 0%
-
Indecisos: 13%
-
Branco / Nulo / Não vai votar: 7%
Comparativo: A evolução do cenário entre abril e julho
Em comparação com a primeira rodada divulgada em 30 de abril, os dois primeiros colocados apresentaram variações dentro da margem de erro (de três pontos percentuais), sinalizando estabilidade na disputa.
| Candidato / Opção | 1ª Rodada (30/04) | 2ª Rodada (30/07) | Variação |
| Ciro Gomes (PSDB) | 41% | 43% | +2% |
| Elmano de Freitas (PT) | 32% | 33% | +1% |
| Eduardo Girão (Novo) | 4% | 3% | -1% |
| Jarir Pereira (Psol) | 1% | 1% | Stable |
| Zé Batista (PSTU) | 0% | 0% | Stable |
| Delegado Huggo (Missão) | Não testado | 0% | — |
| Serley Leal (UP) | Não testado | 0% | — |
| Indecisos | 11% | 13% | +2% |
| Branco / Nulo / Não vai votar | 11% | 7% | -4% |
Pesquisa Espontânea: 70% dos cearenses ainda estão indecisos
Quando os nomes não são apresentados pelo entrevistador, a disputa técnica fica mais acirrada, mas a grande maioria do eleitorado cearense demonstra que ainda não definiu seu voto.
-
Ciro Gomes (PSDB): 15%
-
Elmano de Freitas (PT): 13%
-
Não sabe / Não respondeu: 1%
-
André Fernandes (PL): 0% (mencionado, mas não atingiu 1%)
-
Camilo Santana (PT): 0% (mencionado, mas não atingiu 1%)
-
Outros: 0%
-
Indecisos: 70%
-
Branco / Nulo / Não vai votar: 1%
Rejeição: Em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum
A Quaest também avaliou a rejeição dos postulantes. O governador Elmano de Freitas lidera o quesito com 39%, seguido por Ciro Gomes e Eduardo Girão, que empatam com 32% cada.
Índice de Rejeição e Comparativo
-
Elmano de Freitas (PT): 39% (era 42% em abril)
-
Ciro Gomes (PSDB): 32% (era 33% em abril)
-
Eduardo Girão (Novo): 32% (era 29% em abril)
-
Jarir Pereira (Psol): 10% (era 10% em abril)
-
Zé Batista (PSTU): 9% (era 8% em abril)
-
Huggo Leonardo (Missão): 6% (não testado em abril)
-
Serley Leal (UP): 4% (não testado em abril)
Fidelidade do voto: Apenas metade considera escolha definitiva
O levantamento revela que 51% dos entrevistados afirmam que a escolha para o Governo do Estado já é definitiva, enquanto 48% dizem que ainda podem mudar de opinião caso algo aconteça até o dia do pleito (1% não soube responder).
-
Eleitores de Elmano de Freitas (PT): É a base mais convicta. 65% afirmam que o voto é definitivo e 35% admitem mudar.
-
Eleitores de Ciro Gomes (PSDB): 56% afirmam que a escolha é definitiva, contra 43% que podem mudar.
-
Demais candidatos: Apresentam maior volatilidade — apenas 32% consideram o voto definitivo, enquanto 68% dizem que podem mudar.
Ficha Técnica da Pesquisa
-
Amostra: 1.002 eleitores de 16 anos ou mais entrevistados presencialmente e em domicílios em todo o Ceará.
-
Período de campo: 24 a 28 de julho de 2026.
-
Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
-
Nível de confiança: 95%.
-
Registro TSE: CE-09277/2026.
-
Contratante: Genial Investimentos.
-
Metodologia: Quantitativa com amostragem representativa do eleitorado do estado. Vale ressaltar que pesquisas eleitorais retratam o momento do levantamento e não prerogarão o resultado final da eleição.
















































