
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou nesta quarta-feira (18) que chuvas foram registradas em pelo menos 130 municípios do Ceará nas últimas 24 horas, considerando dados coletados até as 10h. Os maiores volumes foram observados em diferentes regiões do estado, reforçando o cenário típico da quadra chuvosa.
Entre os maiores acumulados estão Choró (posto CHORO), com 90,2 mm; São Gonçalo do Amarante (posto SIUPE), com 81 mm; Choró (posto Caicarinha), com 79 mm; Frecheirinha (Açude Angicos), com 70 mm; Sobral (Boqueirão), com 69 mm; Crato (Lameiro), com 66 mm; além de Solonópole e Quixadá, ambos com 64 mm. Maranguape registrou 63 mm e Jaguaribe 62,6 mm.
Imagens do satélite GOES-19 indicam nuvens associadas às chuvas principalmente na macrorregião do Litoral de Fortaleza. Sobre o oceano Atlântico, duas bandas de nebulosidade ligadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) foram observadas, sendo a principal próxima à linha do Equador.
De acordo com a previsão da Funceme, até quinta-feira (19) deve ocorrer aumento da nebulosidade e chuvas em todas as macrorregiões do Ceará, com maiores acumulados previstos para o centro-sul, faixa litorânea e região da Ibiapaba. As precipitações podem variar entre fracas e moderadas, ocasionalmente fortes, com possibilidade de trovoadas isoladas.
A ZCIT, principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas durante a quadra chuvosa no estado, permanece influenciando as condições climáticas, somando-se a fatores locais como temperatura, relevo, umidade e fluxo de ventos vindos do oceano.
Na Região Metropolitana de Fortaleza, a previsão aponta céu variando de nublado a parcialmente nublado, com condições favoráveis para chuvas especialmente nas madrugadas e início das manhãs.
Portal de Notícias CE – “Compromisso com a notícia. Respeito com você!”


















































