O governador Elmano de Freitas comandou, nesta quinta-feira (14), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, a formatura de 175 novos policiais militares — 146 homens e 29 mulheres. Com essa turma, já são 1.945 PMs nomeados desde 2023. No total, mais de 3 mil profissionais foram integrados às forças de segurança do Ceará no mesmo período.
“Hoje é um dia de felicidade. São 175 homens e mulheres que irão reforçar as ruas. Vamos seguir intensificando o trabalho das forças de segurança em benefício da população”, afirmou Elmano.
Além dos profissionais já nomeados, o Estado mantém concursos com 2.050 vagas abertas: 1.000 para a PMCE, 500 para investigador, 100 para delegado da Polícia Civil e 450 para o Corpo de Bombeiros.
O secretário da Segurança Pública, Roberto Sá, informou que os novos PMs atuarão prioritariamente nas áreas integradas de Fortaleza e Região Metropolitana, além de outros locais com déficit de efetivo. O comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio, destacou que o reforço, aliado a mais viaturas e equipamentos, permitirá ações mais precisas e seguras.
Na gestão Elmano de Freitas já foram entregues 10 bases do CPRaio, nove delegacias, 949 viaturas, mais de 3.900 armas e 12 mil equipamentos de uso diário.
Os novos soldados concluíram curso de 1.400 horas na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). O diretor-geral da instituição, Leonardo Barreto, destacou a importância da conquista para a vida profissional dos formandos.
Histórias de superação marcaram a cerimônia. O soldado Emanoel Denis Honório, 32, de Maracanaú, realizou o sonho prometido à mãe já falecida. A pernambucana Dalcirley Wilma, 30, que tem dois irmãos na PMCE, celebrou a aprovação após anos de tentativas.
Portal de Notícias CE – Compromisso com a notícia. Respeito com você!