Conversa humana é simulada por um software
Um robô virtual criado pelo
Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), da Universidade Federal da Paraíba
(UFPB),
é o novo aliado na luta contra o coronavírus. O protótipo virtual responde às
dúvidas da população sobre o vírus. Através de conversas on-line, a ferramenta
fornece informações sobre prevenção e sintomas do novo do coronavírus.
O software simula uma conversa
humana, o que é capaz de aproximar os cidadãos, aumentando o conhecimento da
população sobre o vírus. O assistente virtual tem objetivo de medir o grau de
conhecimento das pessoas e compartilhar informações oficiais dos órgãos
competentes, como o Ministério da Saúde. Dessa forma, contribui para evitar a
propagação de fake news sobre o coronavírus.
Chamado de Dr. Labimec, o robô
está disponível em uma página do site do hospital universitário UFPB. Basta
acessar o link e iniciar uma conversa com o assistente virtual. A ferramenta de
inteligência artificial começou a ser produzida no fim de abril deste ano e foi
testada por vários grupos de pessoas antes de ser colocada à disposição da
comunidade.
Por apresentar dados e
informações do Ministério da Saúde, o robô cumpre um importante papel de
prestação de serviço à sociedade. Além disso, evita que a população cometa
erros que possam colocar a sua saúde em risco e possa tirar algumas dúvidas
gerais antes de buscar atendimentos específicos.
Onde se informar sobre o coronavírus
O Ministério da Saúde é o órgão
responsável por fornecer as informações necessárias para a população sobre
coronavírus e Covid-19. Além do site oficial, o órgão está disponibilizando um
número de WhatsApp para envio de mensagens da população. Através do número
(61) 99289-4640 é possível receber informações e apurar as que estão sendo
compartilhadas.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil