Segundo a UNESCO, tema reflete sobre
impactos das inovações tecnológicas no aprendizado
impactos das inovações tecnológicas no aprendizado
Neste sábado, 08 de setembro, a
educação é destaque no mundo inteiro devido ao Dia Internacional da Alfabetização, instituído em 1966,
durante a 14ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para Educação,
Ciência e Cultura (UNESCO). Celebrada há 51 anos, a data tem como tema deste
ano a “Alfabetização e desenvolvimento de habilidades”, com destaque para o
impacto das constantes inovações tecnológicas no processo de aprendizagem.
educação é destaque no mundo inteiro devido ao Dia Internacional da Alfabetização, instituído em 1966,
durante a 14ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para Educação,
Ciência e Cultura (UNESCO). Celebrada há 51 anos, a data tem como tema deste
ano a “Alfabetização e desenvolvimento de habilidades”, com destaque para o
impacto das constantes inovações tecnológicas no processo de aprendizagem.
De acordo com a UNESCO, as
aptidões tradicionais de letramento
(alfabetização) e numeramento (educação
matemática) são insuficientes no cenário de transformações intensas. “Acessar
a aprendizagem ao longo da vida, aproveitar as vias entre diferentes formas de
formação e se beneficiar de mais oportunidades para mobilidade tornou-se,
portanto, indispensável”, destaca a organização. Simultaneamente, ressalta que
trata-se de um desafio preparar jovens e adultos para empregos que passam a
demandar novas habilidades ligadas inclusive às Tecnologias da Informação e
Comunicação (TIC).
aptidões tradicionais de letramento
(alfabetização) e numeramento (educação
matemática) são insuficientes no cenário de transformações intensas. “Acessar
a aprendizagem ao longo da vida, aproveitar as vias entre diferentes formas de
formação e se beneficiar de mais oportunidades para mobilidade tornou-se,
portanto, indispensável”, destaca a organização. Simultaneamente, ressalta que
trata-se de um desafio preparar jovens e adultos para empregos que passam a
demandar novas habilidades ligadas inclusive às Tecnologias da Informação e
Comunicação (TIC).
Os números relativos à
alfabetização mundial chamam a atenção e geram reflexões sobre a comemoração da
data em todo o mundo. Atualmente, são mais de 750 milhões de jovens e adultos
sem saber ler e escrever. Mulheres correspondem a 505 milhões do total. Já
entre crianças e adolescentes, 617 milhões não desenvolveram aptidões mínimas e
mais de 260 milhões não possuem matrícula em instituições de ensino.
alfabetização mundial chamam a atenção e geram reflexões sobre a comemoração da
data em todo o mundo. Atualmente, são mais de 750 milhões de jovens e adultos
sem saber ler e escrever. Mulheres correspondem a 505 milhões do total. Já
entre crianças e adolescentes, 617 milhões não desenvolveram aptidões mínimas e
mais de 260 milhões não possuem matrícula em instituições de ensino.
Ideb e a
alfabetização
alfabetização
Na última segunda-feira, 03 de
setembro, mesma semana da comemoração do Dia Internacional da Alfabetização, os
dados do Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica (Ideb) foram divulgados. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 71,5% das escolas (131,6 mil)
oferecem alguma etapa do ensino fundamental.
setembro, mesma semana da comemoração do Dia Internacional da Alfabetização, os
dados do Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica (Ideb) foram divulgados. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 71,5% das escolas (131,6 mil)
oferecem alguma etapa do ensino fundamental.
Os anos iniciais do ensino
fundamental são ofertados por 115,4 mil escolas e têm 15,5 milhões de
alunos. Nesta etapa, o Ideb alcançou 5,8 pontos – um total de 0,3 acima da meta
estipulada. Apenas o Amapá, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul não obtiveram a
nota necessária.
fundamental são ofertados por 115,4 mil escolas e têm 15,5 milhões de
alunos. Nesta etapa, o Ideb alcançou 5,8 pontos – um total de 0,3 acima da meta
estipulada. Apenas o Amapá, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul não obtiveram a
nota necessária.
Já nos anos finais, são 12
milhões de matrículas. No Ideb, foram alcançados 4,7 pontos em 2017. Apesar de
23 unidades federativas melhorarem o desempenho, apenas sete cumpriram a meta: Rondônia,
Amazonas, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso e Goiás.
milhões de matrículas. No Ideb, foram alcançados 4,7 pontos em 2017. Apesar de
23 unidades federativas melhorarem o desempenho, apenas sete cumpriram a meta: Rondônia,
Amazonas, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso e Goiás.
O ensino
médio é oferecido em 28,6 mil escolas no Brasil, com 89,7% localizadas na
zona urbana e 10,3% na zona rural. Ao todo, foram realizadas 7,9 milhões de
matrículas, com 77,4% no período diurno (matutino e vespertino). Nesta etapa da
educação básica, o Ideb cresceu 0,1 ponto e alcançou 3,8 pontos em 2017. O
número ficou distante da meta estipulada (4,7) para o respectivo ano.
médio é oferecido em 28,6 mil escolas no Brasil, com 89,7% localizadas na
zona urbana e 10,3% na zona rural. Ao todo, foram realizadas 7,9 milhões de
matrículas, com 77,4% no período diurno (matutino e vespertino). Nesta etapa da
educação básica, o Ideb cresceu 0,1 ponto e alcançou 3,8 pontos em 2017. O
número ficou distante da meta estipulada (4,7) para o respectivo ano.
Tunísia Cores – Ascom Educa Mais Brasil