Dados foram divulgados pelo Ministério da Educação
Um a cada quatro alunos do
segundo ano do ensino
fundamental não sabe escrever uma palavra de três sílabas a partir de um
ditado, é o que diz o relatório do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB),
divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (04). As provas
que compõem o exame foram realizadas com alunos de oito anos em 17 estados do
país.
Essa é a primeira vez que a avaliação
foi aplicada para avaliar a alfabetização de estudantes do 2º ano do
fundamental. A aplicação do teste foi mediada por aplicadores que leram partes
das questões para a turma. A ideia era que o desempenho dos estudantes em
tarefas mais básicas de leitura pudesse ser medido mesmo que o estudante ainda
não estivesse plenamente alfabetizado.
Os níveis são medidos em escalas
de 1 a 8. Os resultados foram divulgados por níveis de proficiência, mas não
foram indicados quais patamares são considerados adequados. Os resultados das
provas, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas
no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(Ideb).
Dos 5,6 milhões de estudantes que
foram submetidos à realização das provas de Português e Matemática, apenas 5%
dos estudantes chegaram ao nível 8, onde são capazes de inferir informações em
textos longos, enquanto que 17,8% alcançaram o nível 4, onde conseguem escrever
palavras trissílabas ou localizar informações explicitas no final de um texto
curto. Já 27,5% estão nos níveis 1, 2 e 3 de desempenho ou até abaixo do nível
mínimo.
Em Matemática,
a conclusão é de que metade está nos níveis de 1 a 4 (em uma escala de 1 a 8)
ou abaixo do nível mínimo. Alunos com esse desempenho não são capazes, por
exemplo, de identificar, em um calendário de determinado mês, o dia da semana
em que se inicia.
*Com informações do MEC
Fonte: Agência Educa Mais Brasil